25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Vacinação contra dengue é ampliada para crianças, adolescentes e público com comorbidades

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), iniciou a partir desta segunda-feira, 15, a vacinação em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Em caráter temporário, pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial e renais crônicos), de 20 a 59 anos, também serão contemplados nesta nova fase.

Para receber a vacina, o cidadão deverá comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) portando a carteirinha de vacinação, documento de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e as crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos.

De acordo com a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a faixa etária e o público-alvo devem avançar progressivamente, conforme as recomendações do Ministério da Saúde (MS). “A adesão à vacinação ainda está sendo baixa. Então, é preciso expandi-la para todo o estado, a fim de alcançar o máximo de pessoas possível”, disse a coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles.

Conforme a Nota Técnica n° 002/2024, do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Sesacre, considerando os grupos com comorbidades, pacientes com hipertensão, diabetes tipo 2 e renais crônicos apresentam uma maior incidência nos casos de dengue.

“Os dados destacam a importância da vigilância e do controle da dengue, especialmente em populações vulneráveis com condições de saúde preexistentes. Por isso, a necessidade de ampliarmos a vacinação também para esse público”, ressaltou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

O Acre foi o primeiro estado da Região Norte a iniciar a vacinação contra a dengue. A expectativa é vacinar, inicialmente, 17.810 pessoas do público-alvo em todo o estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito Tião Bocalon faz visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça do Acre

Marcio Nunes

Comércio acreano cresce 20%, gera R$ 648 milhões em renda e governador destaca papel da iniciativa privada e das obras públicas no resultado

Raimundo Souza

Marina Silva cancela vinda ao Acre por conta do aumento das queimadas

Jamile Romano

Governador visita construção do Complexo Viário em Rio Branco

Raimundo Souza

Governo promove Campeonato de Free Fire para impulsionar cenário de e-sports

Marcio Nunes

Rede pública de ensino inicia ano letivo no próximo dia 19 de fevereiro

Jamile Romano