25.3 C
Rio Branco
domingo, 18 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Ufac aplica provas de exatas neste domingo em vestibular histórico para Medicina

Publicado em 18/01/2026

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, neste domingo (18), a segunda etapa do processo seletivo específico para o curso de Medicina. Os candidatos responderão a questões de Ciências da Natureza e Matemática em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Para este dia, a instituição antecipou a abertura dos portões para as 11h, atendendo a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para otimizar o fluxo de acesso aos oito locais de prova.

Concorrência e Vagas

O certame registra um dos maiores índices de concorrência da história da universidade: cerca de 5,4 mil inscritos disputam 80 vagas. Do total de candidatos, 2.873 concorrem pela modalidade de ampla concorrência. A primeira fase, que abrangeu Linguagens, Ciências Humanas e Redação, ocorreu no último dia 11 de janeiro, com exames focados em interpretação técnica e ética profissional.

Contexto Jurídico e Bônus Regional

Este vestibular marca a saída temporária do curso de Medicina do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) após mais de 20 anos. A mudança estratégica foi adotada pela Ufac em agosto de 2025 para garantir a manutenção do bônus regional, mecanismo que favorece estudantes locais.

A decisão ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar inconstitucional o uso de bonificações regionais dentro do Sisu, levando o Ministério da Educação (MEC) a vetar a prática no sistema nacional. Ao realizar um vestibular próprio em 2026, a Ufac assegura a autonomia para aplicar o critério em seu edital, enquanto os demais cursos da graduação continuam utilizando a nota do Enem via Sisu.


Cronograma de Resultados

Os candidatos devem ficar atentos às próximas datas estabelecidas pelo edital:

Evento Data Prevista
Consulta aos gabaritos preliminares (2ª etapa) 20 a 22 de janeiro
Divulgação do gabarito oficial 23 de janeiro
Resultado final das provas objetivas 13 de fevereiro
Resultado final do Vestibular 9 de março
Consulta ao espelho de desempenho 24 de março
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador vistoria obra da Ponte da Sibéria que deve ser entregue até o final do ano

Marcio Nunes

Com nota 5,0 no MEC, Faculdade Sebrae é referência no setor de empreendedorismo

Jamile Romano

Governo divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais para 2025

Marcio Nunes

Saúde capacita profissionais para promoção de hábitos saudáveis e prevenção do câncer

Marcio Nunes

Secretário de direitos humanos defende mudança do Centro Pop como medida de recuperação social

Jamile Romano

Nota de pesar pelo falecimento do radialista Reginaldo da Silva Siva Cordeiro

Raimundo Souza