32.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estado abre edital de chamamento público para artesãos participarem do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras

Publicado em 14/01/2026

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), lançou edital de chamamento público, no Diário Oficial do Estado, para seleção de artesãos interessados em participar do estande do Acre no 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras. O evento é um dos maiores do setor e reúne artesãos de todo o país, promovendo a valorização da cultura, a geração de renda e o fortalecimento do artesanato brasileiro.

O edital disponibiliza 10 vagas e aceita candidaturas de artesãos individuais, mestres artesãos, entidades representativas (como associações e cooperativas) e grupos de produção artesanal. Os interessados têm até o dia 12 de fevereiro de 2026 para se inscrever de forma presencial na Casa do Artesanato Acreano ou por e-mail.

Para inscrição presencial, os interessados podem entregar os documentos exigidos pelo edital, no item 7.2, em envelope lacrado, na Casa do Artesanato Acreano, localizada na Rua Senador Eduardo Assmar, 187, bairro 6 de Agosto, em Rio Branco, de segunda-feira a sexta, das 8h às 17h.

Para se inscrever por e-mail é necessário que os interessados enviem os documentos exigidos para o endereço: casaartesanatogov@gmail.com. No corpo do texto devem estar contidas as seguintes informações: nome completo do interessado e indicação da categoria a qual pretende concorrer, além dos anexos com a documentação exigida no edital.

Acre lança edital de chamamento público de artesãos para o 21º Salão do Artesanato. Foto: divulgação Sete

Após o encerramento do período de inscrições, conforme o cronograma previsto no item 11, terá início o processo de seleção a ser realizado em duas etapas: análise da documentação: de caráter eliminatório, realizada pela equipe técnica da Coordenação Estadual do PAB e/ou pela comissão interdisciplinar de avaliação e seleção, indicada em publicação oficial do estado; e análise de portfólio: de caráter eliminatório, realizada por comissão interdisciplinar de avaliação e seleção indicada em publicação oficial do estado.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o ano de 2025 destacou grandes marcos para o artesanato acreano. “Realizamos centenas de cadastros de artesãos na capital e em cidades do interior, participamos de importantes feiras nacionais no calendário de feiras do Programa do Artesanato Brasileiro, o PAB; e o faturamento na Casa do Artesanato Acreano, ali na região da Gameleira, passou de R$ 174 mil, em 2024, para mais de R$ 400 mil, em 2025”, disse.

“Isso é resultado de muito trabalho que a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo vem desenvolvendo, por meio da Coordenação Estadual do Artesanato. Então, para este ano de 2026, esperamos crescer ainda mais, começando já com o chamamento público para que artesãos participem do Salão do Artesanato, que acontece no mês de abril, em Brasília (DF). As expectativas são as melhores e esperamos que seja mais uma feira de sucesso para os artesãos e o artesanato acreano”, acrescentou o secretário.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vou me amar de janeiro a janeiro

Raimundo Souza

Exame Nacional dos Cartórios será realizado neste domingo com aplicação de provas também no Acre

Redacao

Setor fotovoltaico é pauta do 1° Fórum de Energias Renováveis do Acre

Marcio Nunes

Energisa realiza campanha de doação de sangue junto com Hemoacre

Jamile Romano

Com avanço nas obras do Complexo Viário, trecho da Avenida Ceará, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Ipase, será totalmente interditado da noite de sexta até domingo

Jamile Romano

Em Epitaciolândia, governador Gladson Camelí participa do 12º Circuito Country e reafirma seu compromisso com parcerias municipais

Raimundo Souza