22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Funcionários da Ricco paralisam atividades por atraso no pagamento de salários em Rio Branco

Publicado em 09/01/2026

Trabalhadores da empresa Ricco, responsável pelo transporte coletivo urbano de Rio Branco, realizaram na manhã desta sexta-feira, 9 de janeiro, uma paralisação de advertência em protesto contra o atraso no pagamento de salários e benefícios. A mobilização teve início por volta das 9h e estava prevista para encerrar às 10h.

A paralisação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (Sindtran/AC), Antônio Neto, em entrevista ao ac24horas Play. Segundo ele, o salário referente ao mês de dezembro, que deveria ter sido pago no dia 7 de janeiro, não foi depositado. Além disso, os trabalhadores também não receberam o adiantamento salarial de 40%, tradicionalmente pago no dia 20 de dezembro.

“Essa paralisação é de advertência, mas pode evoluir para uma greve geral a partir de segunda-feira. O vale e o adiantamento não foram pagos. A empresa havia se comprometido a quitar tudo junto com o salário, mas o pagamento prometido para o dia 7 não aconteceu, nem depois. Isso tem pesado no bolso do trabalhador”, afirmou o sindicalista.

De acordo com o sindicato, o atraso atinge cerca de 450 funcionários da Ricco, entre motoristas, fiscais, trabalhadores da manutenção, administrativos e demais setores da empresa.

Antônio Neto explicou ainda que, em anos anteriores, a Prefeitura de Rio Branco realizava uma antecipação financeira à empresa durante o período de recesso administrativo, o que permitia a manutenção dos pagamentos em dia. “Todos os anos havia uma antecipação, com base em um cálculo desse período em que as finanças ficam fechadas. Segundo a empresa, isso não ocorreu agora, e por isso eles alegam não ter condições de efetuar o pagamento”, explicou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre ultrapassa 1,2 mil notificações de chikungunya em 2025; Rio Branco concentra maioria dos casos

Kevin Souza

O Poeta da Notícia: 16 Anos Sem Armando Nogueira, o Acreano que Inventou o Brasil Moderno na TV

Raimundo Souza

Melhorias chegam ao Ramal do Macarrão

Raimundo Souza

UFAC encerra inscrições para concurso de professores; salários chegam a R$ 14,2 mil

Kevin Souza

Cármen sobre 8/1: “Quem insuflou e financiou será responsabilizado”

Redacao

Sine oferta 208 vagas para emprego de carteira assinada nesta sexta-feira, 27

Jamile Romano