30.8 C
Rio Branco
sábado, 11 de abril de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Mais de 6,8 mil venezuelanos ingressaram no Acre em meio à crise no país vizinho

Publicado em 05/01/2026

O Acre passou a registrar, a partir de 2022, um aumento significativo no fluxo de imigrantes venezuelanos que entram e saem do estado por vias terrestres, principalmente pelos municípios de Assis Brasil e Epitaciolândia, considerados os principais pontos de acesso internacional na fronteira acreana. As informações constam na tabela oficial de Fluxo Migratório nos Pontos Terrestres, que reúne dados entre 2017 e 2022.

Somente em 2022, 6.859 venezuelanos deram entrada no estado, enquanto 1.040 deixaram o Acre, resultando em um saldo migratório positivo de 5.819 pessoas. Antes desse período, entre 2017 e 2021, não havia registros consolidados da presença de venezuelanos nos pontos terrestres acreanos, o que evidencia uma mudança expressiva no cenário migratório recente.

O crescimento do fluxo está associado ao agravamento da crise econômica, social e política na Venezuela, que há anos enfrenta problemas como hiperinflação, escassez de alimentos e medicamentos, desemprego elevado e instabilidade institucional. Esse contexto tem levado milhões de venezuelanos a buscar melhores condições de vida em países vizinhos, incluindo o Brasil.

Especialistas apontam que a instabilidade política no país vizinho segue como um fator determinante para a continuidade do movimento migratório. Nesse contexto, o Acre vem se consolidando como uma das principais portas de entrada terrestre de venezuelanos no território brasileiro, exigindo atenção constante das autoridades para políticas de acolhimento, assistência humanitária e integração social.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Seca severa

Raimundo Souza

Alta abstenção em eleições da OAB/AC faz advogada protocolar requerimento para votação online

Marcio Nunes

Silas Câmara quebra o silêncio e se manifesta pela primeira vez após acusações de Antônia Lúcia

Kevin Souza

Policiais que coordenam projetos sociais em escolas de áreas vulneráveis constroem ponte entre educação, PM e população

Raimundo Souza

Música, Acolhimento e Recomeço: Vidas Transformadas pelo Centro POP de Rio Branco

Raimundo Souza

Marina Silva cancela vinda ao Acre por conta do aumento das queimadas

Jamile Romano