23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Confaz ratifica convênios do ICMS e Acre adere a benefício no transporte intermunicipal

Publicado em 02/01/2026

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou o Ato Declaratório nº 34, de 26 de dezembro de 2025, que ratifica convênios do ICMS aprovados durante a 199ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada em 5 de dezembro. As decisões foram divulgadas no Diário Oficial da União e passam a ter validade conforme a adesão e regulamentação de cada estado.

Entre os convênios ratificados, destaca-se o Convênio ICMS nº 181/25, que autoriza os estados do Acre e de Alagoas a concederem redução da base de cálculo do ICMS nas prestações de serviço de transporte intermunicipal de passageiros. A medida pode abrir espaço para políticas de alívio tributário no setor, com possível impacto na redução do valor das passagens e na ampliação da mobilidade da população.

Medidas com impacto econômico e social

Além do convênio que beneficia diretamente o Acre, o Confaz ratificou outros atos voltados a áreas estratégicas, como combustíveis, energia elétrica, medicamentos, transporte, segurança alimentar e incentivos fiscais. Entre as medidas estão ajustes nos regimes de tributação monofásica do ICMS sobre combustíveis, mudanças em isenções destinadas a medicamentos adquiridos pela administração pública e autorizações para remissão e anistia de créditos tributários.

Também foram aprovadas reduções de base de cálculo do ICMS para setores específicos, como gás natural e veículos destinados às forças de segurança, além de alterações nas regras de créditos presumidos e no transporte dutoviário.

Energia, alimentos e programas sociais

Outro destaque é o Convênio ICMS nº 180/25, que amplia a possibilidade de isenção do ICMS sobre o fornecimento de energia elétrica para consumidores residenciais de baixa renda, fortalecendo políticas de proteção social. Já o Convênio ICMS nº 176/25 promove ajustes nas regras de isenção relacionadas ao Programa de Segurança Alimentar e Nutricional.

Próximos passos no Acre

No Acre, a aplicação do Convênio ICMS nº 181/25 depende agora de regulamentação por parte do governo estadual, que deverá definir os critérios e a forma de concessão do benefício ao transporte intermunicipal. A expectativa é de que a medida contribua para a redução de custos no setor e facilite o deslocamento da população entre os municípios.

O Ato Declaratório é assinado pelo secretário-executivo do Confaz, Carlos Henrique de Azevedo Oliveira, e consolida decisões que passam a integrar a política fiscal dos estados a partir de 2026.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Câmara aprova LOA 2026 e privatização dos mercados municipais em sessão que varou a madrugada

Kevin Souza

Governo amplia oportunidades em edital para seleção de estagiários

Raimundo Souza

Brasil supera Turquia e conquista bronze no vôlei feminino em Paris

Raimundo Souza

Visando dar mais qualidade aos trabalhos da gestão, Prefeitura de Rio Branco realiza encontro para servidores de RHs

Marcio Nunes

Restaurante Popular estará fechado, no mês de janeiro, devido ao período de transição administrativa e operacional

Raimundo Souza

Anitta entra em desespero após seu cachorro desaparecer

Raimundo Souza