Publicado em 02/01/2026
O quarteto que disputará a sucessão do governador Gladson Cameli está de bom tamanho.
Ainda bem que, cada vez mais, menos a polarização político-pessoal existente no nosso país, reporto-me, ao lulismo e ao bolsonarismo, não determinará àquele que sucederá o atual governador Gladson Cameli. Que assim continuem se comportando, afinal de contas, não será à base do radicalismo partidário e nem pessoal que faremos a melhor escolha.
Diga-se, e a bem da nossa própria convivência política e social: a virtude nunca é encontrada nos extremos, sim e invariavelmente, no meio, até mesmo entre dois vícios. Meio termo não é mediocridade, sim e por vezes, uma virtude, seja entre a covardia e a temeridade, seja entre a sensibilidade e a libertinagem.
No quesito moderação, há que destacarmos a figura, bastante gentil e verdadeira da nossa atual vice-governadora, Mailza Assis, e ao que se prenuncia, candidata à reeleição. Ao invés de sua confortável situação e a sua condição de mulher, até mesmos os seus pronunciamentos são sempre cercados das melhores impressões e que ninguém a chamem para briga.
Quanto à candidatura do senador Alan Rick a governança do nosso Acre poucos são os reparos a serem feitos, afinal de cotas, a sua pretensão é absolutamente legítima. Em relação à candidatura do atual prefeito de nossa capital, Tião Bocalom, só poderemos creditá-la quando o próprio fizer suas últimas consultas ao seu próprio travesseiro, o seu mais eficaz, único e efetivo conselheiro. Em relação a sua teimosia, graças a ela, se ele já contabilizou algumas derrotas, também já conta com algumas vitórias, a se destacar, a sua presença na prefeitura de nossa capital.
E a candidatura do Dr. Thor Dantas, de onde veio e para onde vai? No mínimo ele irá enriquecer o debate sobre a escolha daquele que no quadriênio 2026/2030 estará à frente do destino político e administrativo do nosso Acre. No bom português: trata-se de um bom sujeito.
Quem, entre o quarteto acima referido partirá com mais aparentes vantagens? De pronto, responderia: a candidata Mailza Assis, e isto porque, do ponto de vista partidário e estruturalmente estabelecido, o seu partido encontra-se presente os quatro cantos do nosso Acre, particularmente, gerenciando as nossas prefeituras, e em contando, como tudo leva a crer que sim, com o apoio do atual governador Gladson Cameli as suas chances só tenderão a crescer.
Como em todas as eleições e em todas as minerações só conhecemos os seus resultados após as suas correspondentes explorações, que não caiamos no radicalismo político que tomou conta do nosso país, já que deste tem resultado nos mais insanos assassinatos de reputações.

