25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 9 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Na abertura do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Acre promove diálogo em prol do desenvolvimento sustentável

Atualizada em 11/04/2024 14:42

A capital do Acre, Rio Branco, tornou-se na manhã desta quinta-feira, 11, o centro das atenções, ao sediar o 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento, fundamental para a região, reúne dezenas de secretários de Estado e chefes de poderes em torno de temas primordiais como combate às queimadas, desmatamento e crimes transfronteiriços.

O auditório da nova sede do Detran foi o cenário escolhido para a abertura do grande evento, liderado pelo governador Gladson Cameli, transformando-se num espaço de troca de ideias e experiências entre representantes do governo federal e dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Questões como os recursos do Fundo Amazônia e o Plano de Mitigação das Mudanças Climáticas estiveram em destaque.

O objetivo essencial do encontro é buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela Amazônia Legal, consolidando esforços em prol do desenvolvimento econômico e social da região, sempre com o compromisso de preservação ambiental e respeito às comunidades locais. O fórum representa um importante passo na construção de políticas públicas eficazes para a maior floresta tropical do mundo.

O governador Gladson Cameli expressou gratidão pela escolha do Acre como sede do evento, destacando as parcerias entre o governo estadual e federal, e ressaltando o compromisso com o desenvolvimento econômico e social, bem como o enfrentamento das mudanças climáticas. Cameli enfatizou o potencial agrícola do estado e a importância da integração regional para alavancar a economia. Também mencionou investimentos em infraestrutura, educação e saúde, evidenciando o orgulho e a colaboração do povo acreano. Seu discurso foi concluído com um convite à construção conjunta de soluções para os desafios da região.

“Além das pautas comuns de grande relevância para os debates deste evento, estaremos assinando importantes termos que demonstram o compromisso e as parcerias consolidadas entre o governo do Acre e o governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar com o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e Unibanco. Temos a marca de um povo colaborativo. Garanto nosso máximo empenho em estabelecer, durante este evento, uma conexão verdadeira baseada em empatia, colaboração e sinergia, para que todos se sintam acolhidos, respeitados e inseridos como parte fundamental de tudo o que discutiremos e faremos nestes dois dias”, destacou o governador.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

O Rio Branco. Net: Baile dos idosos é das crianças tem grande participação popular no Carnaval da Família, na praça da Revolução

Raimundo Souza

Mazinho Serafim implanta mais de 1.400 pontos de iluminação de led em diversas ruas de Sena Madureira

Jamile Romano

Veja como foi o réveillon da família acreana; veja o vídeo

Raimundo Souza

Insalubre: Rio Branco tem o maior índice de poluição do Brasil nesta quarta, diz plataforma

Jamile Romano

Quarta deve ser de tempo nublado com chuvas ao longo do dia no Acre

Jamile Romano

Cavalgada anima sábado e abre oficialmente a Expoacre: ‘expectativa é a melhor possível’

Raimundo Souza