23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Investimentos estruturantes e capacitações históricas marcam o ano da Segurança Pública no Acre

Publicado em 26/12/2025

O ano de 2025 consolidou R$ 69.933.763,92 de investimentos entregues à Segurança Pública do Acre, destinados à valorização profissional, infraestrutura das forças policiais, modernização com aquisição de equipamentos, serviços e tecnologias, garantindo mais eficiência, agilidade e integração das instituições. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) conduziu um conjunto de ações que resultaram em melhorias diretas para todo o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). De 2023 a 2025 os valores executados ultrapassam os R$ 200 milhões.

O governador Gladson Camelí destaca que, a Segurança Pública do Acre avançou com trabalho sério, integração entre as forças e investimentos estratégicos que fortaleceram a proteção da população.

Governador reforçou compromisso com a segurança. Foto: José Caminha/Secom

”Ampliamos ações de prevenção, valorizamos nossos profissionais, modernizamos estruturas e atuamos com firmeza no combate ao crime, sempre com responsabilidade e respeito à lei. Os resultados refletem o compromisso do nosso governo com a ordem, a paz social e a presença do Estado em todas as regiões, mostrando que, com união e planejamento, é possível construir um Acre mais seguro para todas as famílias”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Para a vice-governadora, Mailza Assis, cada investimento representa não apenas um reforço estrutural, mas um compromisso renovado do governo com a proteção de todos os acreanos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“2025 foi um ano de avanços concretos na segurança pública. Cada obra entregue, cada novo veículo, cada capacitação, cada investimento em tecnologia e armamentos representa não apenas um reforço estrutural, mas um compromisso renovado do governo com a proteção de todos os acreanos. Fiquei muito feliz de acompanhar de perto diversas dessas entregas, porque sei o quanto elas fazem a diferença na ponta, no trabalho diário dos nossos policiais. Segurança é prioridade, e esses investimentos mostram que estamos construindo um Acre mais preparado, mais moderno e mais eficiente, sempre valorizando os profissionais que arriscam suas vidas pelo nosso povo”, destacou a vice-governadora Mailza Assis.

Investimentos estruturantes e capacitações históricas marcam o ano da Segurança Pública no Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Ao detalhar a estratégia que orientou cada uma dessas ações, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, ressaltou que os investimentos não apenas fortalecem as instituições, mas também ampliam a capacidade de resposta do Estado diante dos desafios cotidianos enfrentados pelas forças de segurança.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública ressalta que os investimentos fortalecem as instituições. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Os resultados que apresentamos este ano demonstram o compromisso do governo em estruturar uma segurança pública moderna, eficiente e preparada. Cada investimento foi pensado para trazer impacto direto na atuação das nossas equipes e, sobretudo, na proteção da sociedade acreana. Estamos construindo um sistema mais forte, mais integrado e capaz de atender às necessidades do nosso povo”, afirmou.

Capacitação e tecnologia

Logo no início do ano, a formação e a capacitação dos servidores se destacaram como um dos principais focos da gestão. O Acre contou com profissionais capacitados pela unidade de polícia norte-americana Special Weapons And Tactics (Swat), na Flórida, nos Estados Unidos. Idealizado pela Sejusp, o projeto foi aprovado pela Procuradoria-Geral do Estado e formou 66 policiais.

Profissionais foram capacitados pela unidade de polícia norte-americana Special Weapons And Tactics (Swat). Foto: cedida

O curso de mestrado em Administração Pública voltado à segurança evidenciou o compromisso com a qualificação dos gestores e o fortalecimento da segurança pública.

Também foram abertas duas turmas de MBA para profissionais das forças de segurança e instituições de Justiça em transição de carreira. As capacitações voltadas à atuação aérea também tiveram destaque, com várias edições do Curso de Operadores Aerotáticos (COA), uma formação estratégica para operações de resgate, patrulhamento e apoio a comunidades isoladas.

Outras ações reforçaram a preparação técnica das equipes, como o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (Cats), que habilitou profissionais para atuar com escuta qualificada, mediação de crises e preservação da vida em situações sensíveis.

Na área de formação, o Acre ainda sediou o curso de Perícia de Incêndio em Edificações, ofertado a peritos criminais em parceria com a Polícia Federal de Minas Gerais. O aperfeiçoamento trouxe ao estado uma especialização inédita e essencial para investigações mais precisas.

Presidente do Iapen, Marcos Frank diz que o reforço na qualidade da formação reafirmou o compromisso do governo com a modernização e humanização do sistema penitenciário. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Para o presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Marcos Frank Costa, o reforço na qualidade da formação reafirmou o compromisso do governo com a modernização e humanização do sistema penitenciário. “Cremos que a principal ação do governo do Estado foi o investimento no quadro de pessoal que possibilitou a contratação de novos policiais penais e servidores técnicos e administrativos do Iapen, que irão tanto fortalecer a segurança do estabelecimento prisional quanto fortalecer as áreas da reintegração social”, disse.

Aquisição do drone Harpia, colocou o Acre como o primeiro estado do país a operar o equipamento de forma integrada à segurança pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Secom

A tecnologia também ganhou protagonismo com a chegada do drone Harpia, que colocou o Acre como o primeiro estado do país a operar o equipamento de forma integrada à segurança pública, tendo sido capacitadas duas turmas de profissionais para operá-lo.  Outro passo importante na Segurança foi a instalação do sistema de videomonitoramento do município de Xapuri, o projeto contempla mais de 40 câmeras espalhadas em pontos estratégicos.

Modernização da frota

Outro eixo de destaque foi a modernização da frota. Entre as principais aplicações dos recursos estão a compra de caminhões de combate a incêndio, ambulâncias, viaturas especializadas, vans, micro-ônibus para o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

Entre as principais aplicações dos recursos estão a compra de caminhões de combate a incêndio e ambulâncias. Foto: Secom

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Silva, isso reforça a atuação da corporação, ampliando sua eficiência, segurança e capacidade de atendimento à população acreana. “Os avanços refletem a confiança e o apoio incondicional da Sejusp. A Secretaria acreditou no CBMAC, investiu na corporação e possibilitou um salto histórico em capacidade de resposta, modernização e proteção da população acreana”, afirmou.

Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Silva reforça que os investimentos ampliam a atuação da corporação, eficiência, segurança e capacidade de atendimento. Foto: Secom

O delegado-geral de Polícia Civil, José Henrique Maciel Ferreira, também destaca a importância dos investimentos, que reforçam a capacidade de atendimento e investigação nos departamentos especializados.

Na Polícia Civil do Acre a capacidade de atendimento e investigação nos departamentos especializados foi reforçada com os investimentos feitos pelo governo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Os investimentos que o governo do Estado tem realizado na Polícia Civil do Acre representam um compromisso real com a segurança pública e com a valorização dos nossos profissionais. A entrega de novos veículos, equipamentos modernos e a ampliação das capacitações reforçam a capacidade de resposta da nossa instituição no combate à violência e a criminalidade e garantem condições mais dignas de trabalho aos nossos policiais. Além disso, a melhoria da infraestrutura das delegacias, tanto na capital quanto no interior, demonstra que estamos avançando de forma equilibrada, fortalecendo toda a estrutura policial. Esses resultados já refletem em um atendimento mais acolhedor e eficiente à população como também nas investigações, cada vez mais qualificadas”, disse.

Equipamentos balísticos

Foram destinados recursos para a aquisição de equipamentos balísticos, incluindo a compra de munições, utilizando tanto verbas federais quanto recursos próprios, o que reforçou a capacidade operacional e garantiu o abastecimento adequado para treinamentos e ações de segurança.

Aquisição de equipamentos balísticos, incluindo a compra de munições. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Secom

Também houve investimento na compra de pistolas Glock de última geração, adquiridas por meio de recursos federais e de convênios, promovendo a padronização do armamento individual das forças de segurança. Os investimentos contemplaram ainda a área de proteção individual, com a aquisição de coletes balísticos, assegurando maior segurança aos profissionais em atuação.

Outro destaque foi o início da construção do maior estande indoor do Brasil, equipado com tecnologia avançada e com previsão de entrega para fevereiro de 2026, o que elevará significativamente o nível de treinamento das equipes. Além disso, foram destinados recursos para a aquisição de fuzis leves, atualmente em fase de produção, reforçando ainda mais as operações estratégicas.

Este ano, a Sejusp também realizou a maior entrega de munição já feita à Polícia Militar do Acre (PMAC) o que, para a comandante da Polícia Militar, coronel Marta Renata Freitas, representa um Estado mais preparado para combater a criminalidade.

Maior entrega de munição já feita à Polícia Militar do Acre (PMAC). Foto: Dhárcules Pinheiro/ Secom

“Investir em segurança pública é investir em vidas. Os recursos aplicados em estrutura, tecnologia, capacitação e valorização profissional não são gastos, são decisões estratégicas que fortalecem nossa capacidade de proteger a sociedade. Cada viatura entregue, cada equipamento adquirido e cada policial qualificado representa um Estado mais preparado, mais próximo da comunidade e mais eficiente no enfrentamento à criminalidade. Ter um sistema integrado de segurança nos permite planejamento conjunto e ações mais acertadas”, destacou a comandante da PM.

Coronel Marta Renata destacou que entrega de munições representa um Estado mais preparado para combater a criminalidade. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Infraestrutura

Além das capacitações, modernização da frota e armamentos este foi um ano marcado por avanços significativos em infraestrutura com a entrega de obras, reformas e manutenções.

Base de Aviação do Centro Integrado de Operações Aérias (Ciopaer), em Cruzeiro do Sul. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Tivemos entregas importantes como a Base de Aviação ao Centro Integrado de Operações Aérias (Ciopaer), em Cruzeiro do Sul, uma obra concluída em menos de um ano. A estrutura ampliou a capacidade de resposta em missões de resgate, emergências e operações policiais em toda a região. Em Rio Branco, a nova sede do Conselho Penitenciário do Acre fortaleceu o trabalho técnico e institucional do setor e a entrega de equipamentos ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) representam melhorias para a segurança pública.

Construção do 4º Pelotão destacado do 6º Batalhão da Polícia Militar de Marechal Thaumaturgo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Além disso, foi iniciada a construção do 4º Pelotão destacado do 6º Batalhão da Polícia Militar de Marechal Thaumaturgo que deve ser inaugurado em fevereiro de 2026. A Central de Logística, um espaço essencial para aprimorar o armazenamento, distribuição e controle de materiais e equipamentos utilizados pelas forças de segurança atualmente passa por uma revitalização, com previsão de entrega também em 2026.

Prédio Administrativo das Forças no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança e Justiça (Cieps), em Rio Branco. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

E o governo encerrou 2025 com a entrega de viaturas, equipamentos, armamentos, mobiliários e inauguração do Prédio Administrativo das Forças no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança e Justiça (Cieps), em Rio Branco.

Governo encerra 2025 com a entrega de viaturas, equipamentos, armamentos, mobiliários. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, esses recursos, somados, contribuem diretamente para modernizar estruturas, otimizar processos e elevar a eficiência operacional no estado. “Com planejamento, investimento e integração das forças de segurança, o Acre encerra o ano com avanços estruturais, ampliação de pessoal qualificado e equipamentos modernos, reforçando o compromisso do governo com um serviço cada vez mais eficiente e preparado para proteger a população”, concluiu o titular da pasta.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes intima Marçal a prestar depoimento em até 24 horas

Raimundo Souza

Desastre aéreo da Air France terá novo julgamento 16 anos depois

Redacao

Governo realiza instalação de cabos de aço no pilar principal da Passarela Joaquim Macedo

Marcio Nunes

Após bater em um muro uma mulher veio falecer em Rio Branco

Raimundo Souza

Bocalom assina decreto de situação de emergência na capital

Marcio Nunes

Inscrições e escolha de curso para o Sisu terminam nesta quinta

Jamile Romano