33.3 C
Rio Branco
sábado, 7 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Lula diz que EUA assombra e intervenção na Venezuela seria catástrofe. Vídeo

Publicado em 20/12/2025

Em discurso na Cúpula do Mercosul, o presidente criticou a presença militar dos Estados Unidos na região

Por Daniela Santos | Metrópoles
Na abertura 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a presença militar dos Estados Unidos no entorno da Venezuela. Na avaliação do chefe do Planalto, as movimentações “assombram” a América do Sul e uma eventual intervenção armada no país vizinho seria uma “catástrofe humanitária”.

“Passadas mais de quatro décadas da Guerra das Malvinas [da Inglaterra contra a Argentina], o continente sul-americano volta a ser assombrado pela presença militar de uma potência extrarregional. Os limites do direito internacional estão sendo testados”, disse o petista em discurso neste sábado (20/12), na Cúpula de Líderes, sediada em Foz do Iguaçu (PR).

“Uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o hemisfério e um precedente perigoso para o mundo”, prosseguiu Lula.

Apesar de não citar diretamente o país norte-americano, a fala faz referência direta às ameaças do governo Donald Trump ao regime de Nicolás Maduro. Desde agosto, a Casa Branca tem ampliado o cerco militar na América Latina sob a justificativa de combater o tráfico de drogas na região. A ofensiva inclui o posicionamento de navios de guerra no Mar do Caribe e o bombardeio a embarcações.

Lula tem defendido diálogo para apaziguar o conflito. No início de dezembro, ele conversou por telefone com o republicano e ofereceu ajuda para mediar uma negociação de paz. Lula também falou com o ditador venezuelano, Nicolás Maduro.

“Isto que eu disse ao Trump: ‘Se você tiver interesse de conversar com a Venezuela corretamente, nós temos como contribuir’. Agora, é preciso ter vontade de conversar, ter paciência. Assim, o Brasil tem se posicionado”, relatou o presidente após a conversa com o mandatário norte-americano.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Jarude sai em defesa de Adem Araújo e denuncia politicagem na disputa pela presidência da Federação de Futebol do Acre

Jamile Romano

Lula planeja reforçar equipe de mídias digitais

Jamile Romano

‘Fim da obrigatoriedade da autoescola deve valer em 2025’, diz Renan Filho

Raimundo Souza

O que EUA, Rússia e Europa estão preparando para nova negociação sobre Ucrânia

Raimundo Souza

Bancada Federal define obras prioritárias para o Acre em 2026 e inclui ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia

Kevin Souza

Resolução institui Frente Parlamentar Evangélica na Câmara de Rio Branco

Kevin Souza