30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

OAB/AC ajuíza ACP contra o Detran-AC

Publicado em 19/12/2025

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, anunciou o protocolo de uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), em virtude de uma série de exigências que geram obstáculos ao exercício da advocacia em processos administrativos do órgão. No processo, consta ainda um pedido de antecipação de tutela.

Baseado na defesa das prerrogativas, Rodrigo Aiache argumenta que o Detran vem exigindo a apresentação de documentos originais ou cópias autenticadas e a aceitação exclusiva de assinatura eletrônica efetuada pelo GOV.BR — negando a validade de assinaturas de outras plataformas. Além disso, aponta a falta de um sistema eletrônico de protocolos, o que obriga os profissionais a realizarem o procedimento exclusivamente de forma física.

Para o presidente da Seccional acreana, existe uma grave violação do Estatuto da Advocacia, o que dificulta a defesa dos clientes.

“A Portaria 1.119 do Detran, infelizmente, ofende diversas prerrogativas e não podemos tolerar que isso aconteça. O advogado tem fé pública, não necessitando apresentar originais ou cópias autenticadas. Tentamos resolver por via administrativa, mas não houve resultado; por isso, ajuizamos o processo e não vamos retroceder”, finalizou Rodrigo Aiache.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre pede urgência na destinação de recursos internacionais para resposta às emergências climáticas

Marcio Nunes

Governo planeja estratégias para atuação e socorro dos mais de 11 mil afetados pelas enchentes

Jamile Romano

Prograd prorroga prazo para matrículas do SISU 2024

Jamile Romano

‘Essa é minha maior obra’, diz governador ao entregar prótese a paciente atendido pela Oficina Ortopédica da Fundhacre

Marcio Nunes

Acre, Unesco, ONU e Consórcio da Amazônia Legal alinham ações para o segundo ano de execução do Programa de Resiliência Socioambiental

Kevin Souza

Após feriado natalino, unidades básicas de saúde municipais voltam a funcionar normalmente

Jamile Romano