28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Detran conclui ajustes e candidatos já podem iniciar processos pelo aplicativo CNH do Brasil

Publicado em 17/12/2025

Foram finalizados nesta quarta-feira, 17, os ajustes sistêmicos promovidos pelo Departamento Estadual Trânsito do Acre (Detran/AC) para atender à Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o início do processo de expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A partir de agora, grande parte das etapas poderá ser realizada de forma digital, por meio do aplicativo CNH do Brasil, com destaque para a realização das aulas e curso teóricos.

A mudança faz parte do novo sistema apresentado pelo governo federal no último dia 9 de dezembro e pretende modernizar, desburocratizar e reduzir os custos para quem deseja obter a primeira habilitação. Com a nova plataforma, o cidadão passa a ter mais autonomia e flexibilidade para acompanhar e cumprir as exigências do processo.

Detran conclui ajustes para o funcionamento do aplicativo CNH do Brasil. Foto: Renato Beiruth/Detran

Na última terça-feira, 16, o Detran/AC também publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE), a portaria que regulamenta o credenciamento de instrutores autônomos, outra medida alinhada às diretrizes do Contran. A iniciativa amplia as possibilidades de formação de condutores e contribui para a redução dos valores cobrados, o que deve beneficiar diretamente a população.

De acordo com o órgão, todos os trâmites administrativos necessários para a implantação das novas regras já foram concluídos, o que garante segurança jurídica e operacional para o início do novo modelo, um avanço significativo na modernização do serviço.

“Estamos vivenciando uma transformação importante no processo de habilitação. O Acre está entre os primeiros estados do país a colocar em operação esse novo sistema apresentado recentemente pelo governo federal. Isso só foi possível graças a um grande esforço técnico e institucional realizado nos últimos dias pelas nossas equipes, especialmente no que diz respeito à integração e adequação dos procedimentos internos”, destacou.

A gestora também ressaltou o impacto social da iniciativa. “Essas mudanças tornam o processo menos burocrático e mais acessível, principalmente para pessoas que antes enfrentavam dificuldades financeiras ou logísticas para obter a CNH. Nosso compromisso é facilitar a vida do cidadão, garantindo eficiência, segurança e qualidade na formação dos condutores”.

Taynara Martins reforçou ainda que o processo segue em fase de consolidação. “É importante que a população compreenda que se trata de um sistema novo, em constante aprimoramento. Ajustes pontuais ainda podem ocorrer, sempre com o objetivo de melhorar o funcionamento das novas regras e assegurar uma experiência cada vez mais eficiente para todos os usuários”, concluiu.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC reúne autoridades de trânsito para discutir segurança viária em Rio Branco

Marcio Nunes

Idaf destaca importância do cadastro de áreas de soja para sanidade das lavouras no Acre

Marcio Nunes

Vice-governadora Mailza lidera delegação do Acre na 17ª Semana do Clima em Nova York

Raimundo Souza

MPAC instaura procedimento para acompanhar investigação sobre operação policial em Plácido de Castro

Jamile Romano

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpes via WhatsApp contra pessoas assistidas

Marcio Nunes

Em Israel, chefe da diplomacia de Trump diz que Hamas deve ser eliminado

Raimundo Souza