23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Gladson Camelí e Mailza entregam 450 títulos definitivos de terra em Porto Acre

Publicado em 11/12/2025

Fortalecendo a regularização fundiária do estado e instituições religiosas, o governador Gladson Camelí esteve em Porto Acre, na Escola Edmundo Pinto de Almeida Neto, nesta quinta-feira, 11, para entregar mais 450 títulos definitivos de terra por meio dos programas Minha Terra de Papel Passado e Igreja Legal, que evidenciam a importância da propriedade devidamente registrada para o desenvolvimento da região.

Com mais essa ação, cheia de relatos emocionantes, o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) já soma mais de 12 mil documentos entregues. Desta vez, os representantes de famílias urbanas e de instituições religiosas foram beneficiados pela Semana Solo Seguro Favela 2025, demonstrando o compromisso concreto do Estado em garantir segurança jurídica, dignidade e autonomia às famílias e entidades religiosas que há anos aguardavam por esse reconhecimento.

O valor total investido na cidade de 16.693 habitantes foi de mais de R$ 2,2 milhões na entrega desses documentos, que representam muito o reconhecimento do direito à terra, fruto de um trabalho técnico, social e jurídico que transforma vidas, garante direitos e abre caminhos para novas oportunidades de desenvolvimento.

O governador Gladson Camelí destacou que nenhum governo na história do Acre entregou tantos títulos definitivos quanto sua gestão, garantindo segurança para investimentos em suas propriedades. “Quem tem a sua terra, naturalmente vai investir para fazer melhorias. Isso movimenta o comércio e beneficia toda a cadeia econômica, que vai do material de construção até a mão de obra”, completou.

Ele ressaltou que a entrega de títulos definitivos representa cidadania e fortalecimento da economia do Acre. Para ele, a posse legal da terra incentiva os proprietários a investirem em melhorias, o que movimenta o comércio e beneficia toda a cadeia econômica, desde o setor de materiais de construção até a mão de obra.

Ele aproveitou a ocasião para agradecer à presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, e sua equipe, além do Poder Judiciário e da Prefeitura de Porto Acre, pela parceria na execução do programa Minha Terra de Papel Passado, que vem concretizando o sonho de milhares de famílias acreanas e de entidades religiosas.

O governador também destacou o apoio dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa, responsáveis pela aprovação de leis fundamentais para a gestão e da bancada federal de deputados e senadores, que viabilizam recursos para o desenvolvimento econômico e social do estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta

Jamile Romano

14ª Feira do Peixe e Agricultura Familiar movimenta mercados de Rio Branco durante a Semana Santa

Jamile Romano

Governo realiza ações para proteger produção de soja contra a ferrugem asiática

Marcio Nunes

No Dia Nacional do Doador de Sangue, veja a importância de um simples ato capaz de salvar vidas

Jamile Romano

Projeto Cidadão realiza mais de 8 mil atendimentos em 2024

Jamile Romano

Após denúncia de queimaduras em recém-nascida no Acre, secretário de Saúde se pronuncia e diz que caso será investigado

Jamile Romano