33.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Fundação Elias Mansour certifica contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo

Publicado em 03/04/2024

Em reconhecimento ao trabalho dos fazedores de cultura, o governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), fez a entrega dos certificados dos contemplados nos editais de Audiovisual, Mestres da Cultura e Arte e Patrimônio da Lei Paulo Gustavo (LPG), no auditório do Museu dos Povos Acreanos.

Os 317 projetos aprovados nestes dois segmentos somam R$ 18,9 milhões e 70% deles já receberam os recursos referentes aos projetos que devem movimentar o cenário cultural em todo o estado. Os mais de R$ 22 milhões investidos pela LPG configuram-se no maior investimento da história do setor cultural do Acre.

Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, o momento é de celebração e de reconhecimento à luta dos fazedores de cultura de todo país, que “arregaçaram as mangas” e conseguiram aprovar a LPG. “Agora todos estão colhendo os frutos dessa luta e conseguindo superar os desafios com muito diálogo e respeito aos fazedores de cultura. Nada disso seria possível sem o empenho da nossa equipe da FEM”, destaca Kinpara.

Camila Costa, do Ministério da Cultura (MinC), agradeceu o apoio do governo do Acre, por meio da FEM, pela dedicação e seriedade nos trâmites dos editais: “É muito bom ver que no Acre houve a preocupação e o respeito pelas ações afirmativas, contemplando povos originários e mulheres negras. Ficamos muito felizes no sucesso dessa parceria com a FEM”.

Daniel Lopes, que representou a presidente do Conselho Estadual de Cultura (Concultura), Flávia Burlamaqui, destacou a importância do edital destinado aos mestres da cultura popular: “Antes esse segmento era invisibilizado e agora recebe toda essa deferência. Quem ganha com isso é a sociedade, que amplia sua visão de mundo por meio da arte e da cultura”.

A atriz Marília Bonfim, após uma contação de história na abertura do evento, falou sobre a coragem e a ousadia do artista Paulo Gustavo, que teve uma vida breve, mas muito rica em arte e cultura: “É a força desse artista que alimenta o trabalho de cada um de nós”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Jorge e Mateus encerram 50ª edição da Expoacre com show histórico para multidão

Kevin Souza

Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade já recolheu 80 toneladas de lixo em três dias de Expoacre

Marcio Nunes

Quase 70 crianças estão internadas em hospital do AC com sintomas de bronquiolite, diz Saúde

Jamile Romano

Mais de 890 cidadãos são atendidos em ações de saúde promovidas pela OCA em parceria com a Sesacre

Marcio Nunes

Governo do Acre reforça, em Brasília, pedido de apoio para enfrentar crise hídrica e incêndios na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

Raimundo Souza

UPA do 2° Distrito oferece serviços de saúde pública de qualidade à população de Rio Branco

Raimundo Souza