23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Esportes

Corrida pela Vida reúne servidores, corredores e doadores em celebração ao Dia do Doador de Sangue

Publicado em 23/11/2025

Em alusão ao Dia do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), promoveu na manhã deste domingo, 23, a segunda edição da Corrida pela Vida, reunindo servidores, doadores e amantes da atividade física em um percurso de 5 km pelas ruas de Rio Branco. A largada ocorreu às 6h30, saindo da sede do Hemoacre, na Avenida Getúlio Vargas.

A iniciativa integra a programação da Semana do Doador e reforça não apenas a importância da doação voluntária de sangue, mas também o incentivo à prática regular de exercícios físicos como parte do autocuidado.

Corrida pela Vida integra ações pelo dia do Doador de Sangue. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, destacou a relevância de aproximar servidores e doadores em um momento de celebração. “O autocuidado faz parte desse processo de doar vida. Hoje vemos servidores e doadores juntos, animados logo cedo, e isso fortalece o nosso trabalho. É um momento de confraternização e reconhecimento, especialmente neste fim de ano, quando reforçamos nossa gratidão a quem salva vidas com um gesto tão simples e tão importante”, afirmou.

Segundo a gerente geral do Hemoacre, Thereza Picado, o sucesso da primeira edição motivou a continuidade da corrida como parte fixa da programação anual. “Hábitos e ideias que dão certo precisam ser repetidos. Esta corrida homenageia nossos doadores e lembra a todos sobre a excelência do ato de doar sangue. E ainda unimos isso ao incentivo à atividade física, que é saúde e bem-estar para todos”, ressaltou.

Largada ocorreu às 06h30 saindo da sede do Hemoacre, em Rio Branco. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Entre os participantes, o corredor e doador Cleriston Souza celebrou a oportunidade de unir duas causas que o motivam. “Comecei a correr por saúde e já doava sangue há algum tempo. Para mim, juntar essas duas práticas é transformar cuidado em vida. Correr faz bem, doar salva. Todo mundo deveria experimentar as duas coisas”, afirmou.

Também participou da corrida o secretário de Estado de Obras Públicas, Ítalo Lopes, que reforçou a importância do engajamento coletivo. “É um momento especial para praticar atividade física e, ao mesmo tempo, incentivar algo tão essencial para o nosso estado. Vemos a mobilização de servidores, familiares e toda a população para fortalecer a doação de sangue. Doar sangue é contribuir diretamente para salvar vidas”, destacou.

Ao longo da semana, a Sesacre e o Hemoacre seguem com ações especiais de acolhimento aos doadores e mobilizações para incentivar novos voluntários, e seguir com as celebrações em alusão ao Dia do Doador de Sangue.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Copinha Arasuper de Futsal será retomada no domingo, no Sesc

Jamile Romano

Com estrutura inédita, Federação Acreana de Kung Fu celebra evento histórico com apoio do governo

Raimundo Souza

Jogadoras indígenas são homenageadas pelo Museu do Futebol

Raimundo Souza

Seleção de vôlei e delegação brasileira de judô desembarcam em Paris

Raimundo Souza

Mano: Corinthians deveria entrar na Justiça comum e paralisar Copa do Brasil

Raimundo Souza

Eliminatórias: Brasil joga mal e perde para o Paraguai por 1 a 0

Jamile Romano