25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Fundhacre inicia processo para se tornar Hospital de Ensino, em parceria com instituições acadêmicas

A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) iniciou, na quarta-feira, 19, uma etapa importante para a educação em saúde no estado: o processo para se tornar oficialmente um Hospital de Ensino. A reunião, que contou com representantes de instituições públicas e privadas conveniadas, definiu o começo da organização de documentos e informações que serão enviados aos ministérios da Saúde e da Educação para a certificação de nível 1.

Instituições de ensino públicas e privadas participaram da apresentação. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Embora a prática de ensino já faça parte do cotidiano da Fundhacre com estágios e residência médica, a instituição ainda está no processo para obter o reconhecimento formal. Com a documentação sendo firmada, o complexo hospitalar passará a ter condições de participar de editais que oferecem recursos para obras, equipamentos e capacitação de profissionais.

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, abriu o encontro com uma fala voltada ao papel das instituições de ensino na construção desse novo momento. “Fico feliz de ver a sala repleta de profissionais que representam as nossas instituições de ensino. Fizemos esse encontro para aproximar vocês da nossa rotina e mostrar que esse processo não é só papel. A nossa prática existe, os estudantes já estão aqui, e o que falta agora é certificar o hospital. Isso vai nos dar reconhecimento, recursos e condições reais para preparar melhor nossos acadêmicos”.

Para a presidente, a certificação trará melhores condições para os estudantes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A gestora lembrou que a Fundação Hospitalar está revisando fluxos internos, atualizando protocolos e preparando serviços para atender às exigências do processo. Além disso, a instituição trabalha para ofertar residência multiprofissional, seguindo a lógica do cuidado em equipe.

O coordenador do Núcleo de Processos Educacionais e Pesquisa (Nuproep), Rosicley Souza, explicou que a certificação abre portas que o hospital ainda não pôde acessar. “Hoje foi um dia diferente para todos nós. A partir do envio dessas informações e da união das instituições conveniadas, vamos ter condições de entrar nesses processos e melhorar tanto o trabalho dos profissionais quanto os campos de estágio dos alunos”.

Equipe do Nuproep explicou as etapas para atender às exigências ministeriais. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Com a etapa documental em andamento, o hospital segue reunindo informações, revisando serviços e alinhando as exigências necessárias para a Certificação de Hospitais de Ensino no Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que, com a participação das instituições parceiras, o material seja concluído nos próximos meses.

[Agência de Notícias do Acre]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC apura suposto crime de homofobia em Feijó

Jamile Romano

Prefeitura intensifica campanhas contra assédio e ações de proteção a crianças e adolescentes durante o carnaval

Jamile Romano

Sine Acre oferece 106 oportunidades de emprego em Rio Branco nesta semana

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco decreta contenção de despesas para reequilibrar contas públicas

Jamile Romano

Deracre executa 59 km de asfalto na Transacreana pela Operação Verão 2025

Marcio Nunes

Moradores do Moreno Maia recebem serviços gratuitos de saúde e cidadania do Juntos Pelo Acre e Defensoria Itinerante

Raimundo Souza