24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeito Tião Bocalom: Rio Branco De “Capital Perigosa” à 9ª Mais Segura do Brasil

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), utilizou suas redes sociais no sábado (15) para celebrar o que ele classifica como um “avanço” significativo na segurança pública da capital do Acre. Citando dados que indicariam que a cidade saiu de uma posição de “uma das capitais mais perigosas do Brasil” para se tornar a nona mais segura, o gestor atribuiu o resultado a uma combinação de esforços estaduais e, principalmente, às iniciativas municipais.

Em sua publicação, o prefeito destaca o impacto do projeto “Rio Branco Mais Segura”.

“Pra quem já foi uma das capitais mais perigosas do Brasil até poucos anos atrás, hoje somos a nona! Esse avanço é fruto da melhora na segurança pública estadual e, principalmente, do nosso projeto municipal Rio Branco Mais Segura, com mais de 300 câmeras de vigilância espalhadas pela cidade.”


👁️ Mais de 300 Câmeras e Iluminação

O cerne do argumento do prefeito Bocalom reside na instalação de mais de 300 câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade, como parte do programa municipal. Segundo a publicação, este monitoramento intensivo seria um dos pilares para a redução dos índices de criminalidade.

Além do aparato tecnológico, o prefeito ressaltou a importância de obras de infraestrutura para aumentar a sensação de segurança, mencionando a melhoria na iluminação pública e na acessibilidade das áreas periféricas.

“Além disso, nossa capital está completamente iluminada e a periferia ganhou acesso por todos os lados.”


Prefeitura Afirma Fazer a “Sua Parte”

A postagem conclui com uma declaração enfática sobre o papel da administração municipal na área da segurança, que é, constitucionalmente, uma responsabilidade primária do Governo do Estado. O prefeito sublinha que a gestão municipal tem feito um esforço extra para complementar as ações estaduais.

“NÓS TAMBÉM FAZEMOS A NOSSA PARTE, E MUITO PELA SEGURANÇA PÚBLICA!”

O ranking

O ranking é baseado em dados do IBGE e do Ministério da Saúde, que colocou Rio Branco entre as 10 capitais mais seguras do país em 2024. A capital acreana aparece na 9ª colocação, com índice de 22,7 assassinatos por 100 mil habitantes, ficando à frente de cidades como Curitiba, Natal, Fortaleza e Manaus.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC promove atividades voltadas para pessoas com TEA em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Prefeitura deve inaugurar elevado da Dias Martins em julho

Jamile Romano

Quarta ação do Juntos Pelo Acre na Cidade do Povo entrega 400 kits de roupas e serviços junto com o MP na comunidade

Raimundo Souza

Tião Bocalom lança pacote de obras com investimento de R$ 9 milhões

Marcio Nunes

Cesta básica no Acre aumenta 7,49% em abril, quando comparado com janeiro, diz Fecomércio

Marcio Nunes

Iapen expõe instrumentos musicais fabricados por apenados na ExpoAcre Juruá

Marcio Nunes