33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Mais de 28 Mil Candidatos do Acre Enfrentam Ciências da Natureza e Matemática no Segundo Dia do Enem 2025

Publicado em 16/11/2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O segundo e decisivo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 reúne, neste domingo, 16 de novembro, mais de 28 mil candidatos no Acre. Os participantes enfrentam as provas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática, totalizando 90 questões. Com um tempo de prova mais reduzido, a atenção aos horários é crucial para os estudantes.


⏰ Horários e Regras: A Corrida Contra o Relógio

Os candidatos devem estar atentos ao fuso horário local para evitar perder o exame. As provas de hoje exigem maior agilidade, pois a duração total é menor que a do primeiro dia.

Evento Horário (Fuso do Acre)
Abertura dos Portões 10h
Fechamento dos Portões 11h
Início da Prova 11h30
Encerramento 16h30

Importante: Quem faltou no primeiro dia pode realizar normalmente as avaliações deste domingo. A saída com o caderno de questões só será permitida nos últimos 30 minutos antes do fim da aplicação, ou seja, a partir das 16h.


📊 Perfil dos Participantes: Crescimento e Diversidade

Apesar de ser o segundo estado com menos participantes no país, o Acre registrou 28.962 inscrições confirmadas para o Enem 2025, um aumento significativo de 9,8% (2.587 inscritos) em relação ao ano passado.

O perfil dos quase 29 mil candidatos no Acre é diverso:

  • Isenção da Taxa: 21.116 candidatos (72,9%) tiveram a taxa de R$ 85 isenta.

  • Gênero: Mulheres representam a maioria, com 17.305 inscritas (59,75%), contra 11.657 homens (40,25%).

  • Origem Escolar: 8.212 são alunos da rede pública.

  • Faixa Etária: A maior concentração de inscritos está entre 17 e 18 anos, somando mais de 11 mil candidatos.

  • Candidatos 60+: Há ainda 50 participantes com mais de 60 anos em busca da vaga no ensino superior.


🚌 Rio Branco Reforça o Transporte

Para garantir que os estudantes cheguem aos locais de prova sem atrasos, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da RBTrans, reforça o transporte coletivo.

  • Ônibus em Circulação: Serão 60 ônibus – sete a mais que o habitual para um domingo – operando em 53 linhas da empresa Ricco Transportes.

  • Veículos Extras: Carros de reserva serão posicionados na Baixada, Tucumã/Universitário e na garagem da empresa. Duas unidades extras estarão no Terminal Central às 7h.

  • Agentes de Trânsito: Agentes estarão em atuação das 9h às 15h no Terminal Central e de forma itinerante para monitorar o tráfego e orientar os estudantes.

Aos candidatos, a recomendação é chegar com antecedência, manter a tranquilidade e revisar as fórmulas e conceitos das áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Presidente do TJAC homologa resultado final do concurso público para o cargo de analista judiciário – oficial de justiça

Jamile Romano

Com vaga para o Acre, TSE tem nova data para prova do concurso público

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco celebra Dia do Gari com café da manhã especial para profissionais da limpeza urbana

Raimundo Souza

Audiência pública: Aleac debate LOA de 2025 nesta segunda-feira

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco cria comitê para acompanhamento de políticas públicas para a população em situação de rua

Marcio Nunes

Confira o que abre e o que fecha no Dia do Servidor Público no Acre

Jamile Romano