24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre integra painel do BNDES sobre concessões florestais na COP30

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou no sábado, 15, do painel “Concessões Florestais: novos modelos para conservação, manejo sustentável e restauração ecológica da Amazônia”, realizado no pavilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na Zona Verde da COP30, em Belém (PA).

O encontro reuniu gestores públicos, instituições financeiras, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater novas abordagens de concessões florestais voltadas à conservação, ao uso sustentável dos recursos naturais e ao fortalecimento econômico dos territórios amazônicos.

Acre integra painel do BNDES sobre concessões florestais na COP30. Foto: Uêslei Araújo/Sema

O painel destacou os avanços e inovações dos projetos de concessão florestal estruturados pelo BNDES e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), evidenciando como esse modelo de gestão tem contribuído para ampliar a conservação, promover a inclusão socioprodutiva e impulsionar o desenvolvimento regional.

O Acre foi representado pelo secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, que reforçou que as concessões florestais têm sido tratadas como uma ação estratégica e complementar aos esforços do Estado para reduzir emissões e fortalecer a economia de base florestal.

Painel destacou os avanços e inovações dos projetos de concessão florestal estruturados pelo BNDES e pelo SFB. Foto: Uêslei Araújo/Sema

O gestor relembrou que o Acre registra o terceiro ano consecutivo de queda expressiva no desmatamento, resultado das políticas estruturadas pelo Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ), alinhado ao Plano Nacional de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm).

Com os avanços no enfrentamento do desmatamento ilegal, Carvalho destacou que o Acre está pronto para ampliar as parcerias junto ao governo federal e o BNDS na agenda de concessões florestais, ampliando o manejo sustentável, fortalecendo iniciativas de restauração e abrindo ainda mais oportunidades de geração de renda para as comunidades locais.

Secretário Leonardo Carvalho destacou que o Acre está pronto para ampliar as parcerias junto ao governo federal e o BNDS na agenda de concessões florestais. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“Estamos muito empolgados em fortalecer a parceria com o BNDES e com outros parceiros estratégicos, como o Serviço Florestal Brasileiro e o Ministério do Meio Ambiente. Nossa expectativa é que, no próximo ano, possamos apresentar boas experiências em concessões florestais e também abrir novas oportunidades na área de restauração”, afirmou.

O painel também contou com a participação da secretária de Meio Ambiente do Amapá, Tarsila Rambo; da especialista sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Carolina Lembo; do secretário de Meio Ambiente de Rondônia, Ednaldo Caminha; do secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Costa Taveira; do diretor da Sema do Pará, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lago; do presidente do Idelor-Bio, Maurício Pires; do diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Renato Rosenberg; e do diretor do BNDES, Nelson Barbosa.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito de Rio Branco é homenageado durante Fórum dos empreendedores na capital

Marcio Nunes

Há 100 anos, Albert Einstein chegava ao Brasil em visita científica

Raimundo Souza

Presidente do Detran anuncia novo edital do CNH Social com 5 mil vagas para 2026

Kevin Souza

Presidente do Sebrae Nacional visita o Acre e reforça importância dos pequenos negócios na economia brasileira

Kevin Souza

Sefaz avalia impacto fiscal do PL que pode ampliar isenção do Imposto de Renda para mais de 42 mil contribuintes no Acre

Raimundo Souza

Joabe Lira foi eleito nesta quarta-feira (1º) presidente da Câmara Municipal de Rio Branco

Raimundo Souza