25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria da Mulher sedia 1º encontro do Comitê de Apuração do Orçamento Sensível ao Gênero

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) sediou, na manhã desta quarta-feira, 27, em Rio Branco, a primeira reunião do Comitê de Apuração do Orçamento Sensível ao Gênero (Cosg), responsável pelo levantamento, no orçamento público, de ações e despesas destinadas à promoção, proteção e defesa da igualdade de gênero em diversas áreas de políticas públicas e programas de governo.

O Orçamento Sensível ao Gênero (OSG), disposto na Lei nº 4.168/2023, tem por objetivo promover a igualdade de gênero, a inclusão social e a redução das desigualdades sociais na distribuição de recursos públicos no âmbito estadual. Trata-se de um projeto pioneiro do Brasil, tornando-se uma importante ferramenta de mudança social em vigor no Estado.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, a primeira reunião – que contou com os principais atores do comitê – visou apresentar a implementação e a estrutura do OSG, também a transversalidade na aplicação em todas as áreas e programas de governo, bem como o detalhamento das ações direcionadas ao OSG nas leis orçamentárias.

“Iniciamos, hoje, o trabalho referente ao Cosg, que visa adequar o Estado às melhores maneiras de alocar recursos públicos. Pudemos ter uma primeira discussão e verificar quais ações são necessárias, além de reiterarmos o modo como ocorrerão as reuniões, que serão bimestrais”, explicou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vandalismo compromete sede da RBTrans e afeta funcionamento de semáforos em Rio Branco

Jamile Romano

Gabarito preliminar do concurso do TCE do Acre foi publicado

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre promove workshop de atualização tecnológica para delegados, escrivães e agentes

Jamile Romano

Relatório da PF que indiciou Bolsonaro traz diálogos do ex-presidente; leia íntegra

Kevin Souza

Governo do Acre divulga atrações do show da virada em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

O Rio Branco

Mercado de Biojóias será destaque do Sebrae no painel “Amazônia que Eu Quero”

Marcio Nunes