25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com participação do Embaixador da França, Comunicação do Acre é destaque na COP30 em painel sobre Desinformação Climática

A secretária de estado de comunicação do Acre e coordenadora da Câmara Temática de Comunicação do Consórcio da Amazônia Legal, jornalista Nayara Lessa, foi uma das painelistas, na tarde desta quinta-feira, 13, do debate intitulado “Desinformação sobre clima: o papel e a sustentabilidade do jornalismo”, na COP30, em Belém do Pará.

Gestora, coordenadora da Câmara Temática de Comunicação do Consórcio da Amazônia Legal, foi panelista durante a COP30. Foto: Pedro Devani/Secom

O painel, que teve como moderador Stefano Wrobleski, contou também com a participação do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e dos debatedores Bia Barbosa, coordenadora de Incidência da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina; Samanta do Carmo, da Associação de Jornalismo Digital; Ângela Martins, jornalista da Consonante (Colômbia), Nina Santos (Secom/PR) e Letícia Capone, diretora de Pesquisa do Instituto Democracia em Xeque.

Embaixador da França no Brasil frisou a importância de combater as mudanças climáticas em todo o globo. Foto: Pedro Devani/Secom

O embaixador da França no Brasil abriu o diálogo sobre comunicação destacando o tema como fundamental para diplomacia francesa, salientando que a COP30 trata-se de um evento emblemático por acontecer dez anos após o Acordo de Paris e por ser sediada na floresta amazônica. Segundo ele, a liberdade de expressão precisa ser defendida agora mais do que nunca, sendo a luta contra a desinformação e o combate às mudanças climáticas realidades incontestáveis.

“Mentiras são produzidas. Acreditamos que o jornalismo desempenha um papel essencial para proteger os dados científicos, dando voz às populações que menos ocupam espaços de poder, e o Brasil e França reafirmam esses compromissos entre os seus presidentes no combate às mudanças climáticas. A ciência precisa ser livre e independente, pois as mudanças climáticas se apoiam em fatos e não em manipulações”, disse ele.

Nayara abriu sua fala agradecendo o convite do Consórcio da Amazônia Legal e parabenizando a abordagem do tema acerca da desinformação, frisando que a frase “O Acre existe?”, comumente divulgada na internet é um dos exemplos de narrativas que questionam um fato, que é a existência de um território, sua gente e suas culturas diversas.

Secretária Nayara Lessa ressaltou a importância do rádio como veículo de comunicação para as massas no Acre. Foto: Pedro Devani/Secom

O desafio de alcançar as comunidades através de meios de comunicação social foi um dos pontos altos da fala da secretária, que destacou o rádio como um dos principais instrumentos para levar informação de forma justa e coletiva para a população.

“A internet tem seu papel fundamental para informar as comunidades, mas o rádio ainda é o principal meio de comunicação nas mais de 700 comunidades existentes no Acre. Temos como exemplo o período da pandemia de covid-19 quando as pessoas afirmavam tomar conhecimento das notícias através das nove rádios públicas que temos no estado”, disse Nayara.

Participantes debateram sobre o combate à desinformação na Amazônia. Foto: Pedro Devani/Secom

Ao discorrer sobre a necessidade de não apenas combater a desinformação climática, mas também divulgar a informação correta, a secretária recitou uma frase do governador Gladson Camelí: “Aonde existe comunicação, existe democracia”, e encerrou dizendo que todos os desafios acerca da desinformação vem sendo superado com muito trabalho e compromisso com o jornalismo e a sociedade.

A palestra de Bia Barbosa, coordenadora de Incidência da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina chamou atenção para a liberdade de imprensa e sobre os desafios que os jornalistas enfrentam no Brasil uma vez que o país atualmente ocupa o 63º lugar entre os 100 apontados no último relatório da RSF.

Ela também apontou dados relacionados ao uso da inteligência artificial e a necessidade de regulação desse mecanismo. “Isso é necessário para que a população tenha acesso à informação de qualidade e a informação em massa não se torne uma arma de destruição das nossas democracias”, finalizou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil integra força de segurança em Tarauacá e prende membros de grupo criminoso responsáveis por vários crimes

Jamile Romano

Governo do Acre institui comissão organizadora para sediar reunião anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores

Jamile Romano

Arroz caldoso de rabada no tucupi e jambu do Acre é apresentado na Arena gastronômica da Festuris, em Gramado

Raimundo Souza

Professor e chef da Escola de Gastronomia do Acre recebe certificado do Prêmio 1000 Melhores Padeiros do Brasil de 2024

Jamile Romano

Projeto literário desperta gosto pela leitura na Escola Elozira dos Santos Thomé

Redacao

Governo do Acre prepara comunidades indígenas para participar de chamadas públicas da alimentação escolar

Raimundo Souza