25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

OCA Móvel realiza mais de 700 atendimentos durante mutirão em Marechal Thaumaturgo

O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), participou do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão, nos dias 5, 6 e 7 de novembro. A ação foi realizada em Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá, e resultou em 711 atendimentos realizados pela equipe da OCA Móvel durante os três dias de evento.

Unidade itinerante da OCA leva cidadania aos moradores de Marechal Thaumaturgo. Foto: Gleilson Miranda/TJAC

A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente da zona rural, a documentos e serviços essenciais, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. Com mais de cem tipos de serviços disponíveis, a unidade itinerante da OCA levou à comunidade atendimentos como emissão de CPF, carteira de trabalho digital, orientações do Procon, serviços da Receita Federal, seguro-desemprego e serviços da conta GOV.BR, entre outros.

Para muitos moradores, a presença da OCA Móvel representa uma oportunidade de resolver pendências sem precisar sair do município. A parteira Francisca Pereira, moradora da comunidade Novo Horizonte, destacou a importância do projeto.

Mais de 700 atendimentos foram realizados durante a ação. Foto: Gleilson Miranda/TJAC

“Aqui a gente tem dificuldade de sair pra resolver documento, tudo é longe e caro. Quando a OCA vem, é uma alegria pra todo mundo, porque a gente consegue fazer tudo num só lugar, com atendimento rápido e com pessoas que tratam a gente muito bem”, contou.

A diretora da OCA, Fran Brito, ressaltou que levar os serviços públicos a comunidades distantes é uma das principais missões da instituição. “A OCA Móvel nasceu com o propósito de garantir que nenhum cidadão fique sem acesso aos serviços do Estado. Estar em Marechal Thaumaturgo, uma região de difícil acesso, é reafirmar o compromisso do governo do Acre em promover uma gestão pública que chega aonde as pessoas estão”, destacou.

Governo do Acre fortalece comunidades ampliando o acesso à cidadania. Foto: cedida

A vice-governadora Mailza Assis acompanhou o trabalho desenvolvido na cidade. Durante o mutirão, a equipe da OCA Móvel contou com o apoio de diversas instituições locais e estaduais, que uniram esforços para garantir o bom andamento dos atendimentos. A supervisora da unidade, Érica Santos, destacou a dedicação da equipe e o impacto social das ações.

“Foram três dias de muito trabalho, mas também de muitas histórias e gratidão. A cada edição do projeto, percebemos como o acesso à documentação transforma realidades e fortalece o sentimento de pertencimento das pessoas; esse é o verdadeiro sentido da OCA Móvel”, afirmou.

Mais de 100 tipos de serviços foram oferecidos pela OCA Móvel. Foto: cedida

O sucesso da ação reforça o papel estratégico da OCA na promoção de um atendimento público mais humano, eficiente e desburocratizado, alinhado à política de governo que valoriza o cidadão e promove inclusão em todas as regiões do Acre.

A partir desta segunda-feira, 10, até quarta, 12, a OCA Móvel estará em Porto Walter, dando continuidade ao cronograma de ações itinerantes que levam cidadania e serviços públicos a todas as regiões do estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Transformar Juntos: Sebrae realiza evento que debate desenvolvimento do ambiente de negócios

Marcio Nunes

Sebrae fortalece pequenos negócios na Expoacre Juruá 2025 e estima volume de negócios superior à edição passada

Jamile Romano

Quatro cidades do Acre em áreas de risco de desastres naturais terão simulação de alertas por celular a partir do próximo sábado, 20

Redacao

Estado do Acre tem aumento de mais de 700% nos casos de Chikungunya em 2024

Jamile Romano

Educação do Acre leva projeto Inovação em Ação à escola Santa Fé

Marcio Nunes

Brasil condena prisões, ameaças e perseguições na Venezuela

Raimundo Souza