22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre reforça entrega de alimentação escolar em Assis Brasil

Publicado em 07/11/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), prossegue garantindo que a alimentação escolar chegue a todos os estudantes da rede estadual, inclusive nas regiões mais isoladas do estado.

Caminhões carregados de alimentos saem de Assis Brasil com destino às comunidades indígenas do Rio Iaco, levando merenda para 23 escolas da região. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Na última semana, a representação da SEE em Assis Brasil recebeu um novo carregamento de alimentos e insumos destinados às escolas estaduais, com foco especial nas unidades localizadas em comunidades indígenas do Rio Iaco.

A remessa, com carga de 12 toneladas, reúne diversos itens como arroz, feijão, açúcar, leite em pó, sardinha, carne em conserva, biscoitos e outros gêneros, destinados ao abastecimento de 23 escolas indígenas localizadas nas áreas mais remotas de Assis Brasil.

“Sabemos o quanto essa alimentação faz diferença”, diz chefe da representação da SEE em Assis Brasil. Foto: Vinícius Charife/SEE

A chefe da Representação da SEE no município, Elissandra Lima, destacou a complexidade do trabalho. “A gente está nessa logística com uma grande quantidade de merenda que será enviada para as escolas indígenas do Rio Iaco. O transporte começa aqui, com o apoio da prefeitura, segue de caminhão até o porto do Icuriã e, de lá, é feito por via fluvial. O percurso pode levar de 15 a 20 dias até as comunidades mais distantes”, explicou.

Segundo a chefe do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar (Deane), Arcanja Araújo, “o transporte da alimentação escolar nessas localidades exige planejamento e parceria. Em algumas épocas do ano, o deslocamento é dificultado pela seca dos rios; em outras, pelas chuvas intensas que alteram as rotas e o tempo de viagem. Mesmo assim, as entregas são realizadas duas a três vezes por ano, garantindo a segurança alimentar dos alunos”.

Transporte por ramais faz parte da complexa logística de entrega da alimentação escolar nas áreas de difícil acesso do Acre. Foto: cedida

“É uma logística extensa, mas necessária. A gente tem esse olhar especial com as escolas de difícil acesso, porque sabe o quanto essa alimentação faz diferença para os alunos. Estar mais perto deles nos permite entender melhor as necessidades de cada comunidade”, reforçou Elissandra.

Alimento garantido para mais de 130 mil alunos

O esforço logístico integra o programa Prato Extra, uma das principais ações do governo do Acre para assegurar a alimentação dos mais de 130 mil estudantes da rede pública estadual. O programa garante cardápios balanceados, elaborados com foco na qualidade nutricional e no uso de produtos regionais, respeitando a diversidade cultural e alimentar de cada região do estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

G20 Social pede trabalho decente e soberania alimentar contra fome

Raimundo Souza

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 13 de outubro

Raimundo Souza

Estado promove palestra sobre o papel da assistência social no combate à violência contra a mulher para os Organismos de Políticas para Mulheres

Raimundo Souza

Governo e Ifac entregam brinquedos e kits de higiene a crianças em tratamento de saúde

Raimundo Souza

Os advogados Robson Aguiar e Sanderson Moura conseguem a liberdade do vereador Vanderley Fortunato

Marcio Nunes

TJAC convoca estagiários de graduação e pós-graduação para entrega de documentos

Jamile Romano