Atualizada em 26/03/2024 09:01
O governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), torna público o edital de chamamento público com propósito de selecionar organizações da sociedade civil (OSCs) para a promoção de políticas públicas de igualdade racial e de enfrentamento do racismo religioso em âmbito estadual.
O chamamento tem como objetivo a seleção de propostas que resultarão na celebração de parcerias entre o Estado e as OSCs regularmente constituídas. A parceria será formalizada por meio de termo de fomento, visando à consecução de finalidades de interesse público e recíproco, envolvendo a transferência de recursos financeiros, conforme as condições estabelecidas no edital.
O termo de fomento terá como foco principal a concessão de apoio da administração pública estadual às OSCs para a execução de projetos voltados ao fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos, com ênfase nos seguintes eixos:
Eixo 1 – Promoção da Igualdade Racial: fortalecimento das instituições e manifestações culturais ligadas à preservação e valorização da memória ancestral afro-brasileira, por meio de atividades de mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual, ações educativas, formação, capacitação e transmissão de saberes.
Eixo 2 – Enfrentamento do Racismo Religioso: fortalecimento das instituições e manifestações culturais ligadas à preservação e valorização da memória ancestral afro-brasileira, por meio de atividades de mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual, ações educativas, formação, capacitação e transmissão de saberes.
Podem participar desse certame organizações da sociedade civil que estejam regularmente constituídas, de acordo com a Lei Federal 13.019/2014 e o Decreto Estadual 11.238/2023, e que atendam aos requisitos previstos no edital.
Serão apoiados projetos selecionados nas três linhas de atuação, conforme a seguir: