24.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Segurança Pública do Acre capacita nova turma para operar Vant

Publicado em 01/11/2025

segunda turma de operadores, composta por quatro profissionais da segurança pública. Foto: Cedida

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) está formando uma nova turma de pilotos do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), destacando a evolução nas operações aéreas do estado. A segunda turma de operadores, composta por quatro profissionais da segurança pública, iniciou a capacitação no dia 27 de outubro e seguirá até 12 de dezembro de 2025, em São José dos Campos (SP).

O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia destacou que o investimento em tecnologia e qualificação profissional reflete a visão de futuro da gestão estadual. “Mais do que um símbolo tecnológico, o Harpia representa a integração entre inovação e capacitação. Com isso, o Acre reafirma seu compromisso com uma segurança pública moderna, eficiente e humana, baseada em conhecimento, planejamento e inteligência, com isso se torna fundamental a capacitação de nossos profissionais para operar esse equipamento de forma eficiente, entregando assim nos resultados para a sociedade”, afirmou.

 

José Américo Gaia destaca que o Acre reafirma seu compromisso com uma segurança pública moderna, eficiente e humana, baseada em conhecimento, planejamento e inteligência. Foto: Secom

O curso é realizado nas instalações da Advanced Technologies, Security e Defense, uma empresa referência nacional no desenvolvimento de soluções em defesa e aviação não tripulada. Os participantes passam por uma formação que inclui módulos teóricos e práticos, abrangendo desde o uso e manutenção do equipamento até os protocolos de segurança e organização de operações aéreas.

Curso é composto por módulos teóricos e práticos, que abordam desde o uso e manutenção do equipamento até os protocolos de segurança e organização de operações aéreas. Foto: Cedida

Entre os alunos estão o segundo tenente da Polícia Militar, Adalio Ponte de Souza, o subtenente do Corpo de Bombeiros, João Paulo Vale Campos, e os terceiros sargentos da PM, Dáinei Costa da Paixão e João Paulo Cabral Magalhães, todos de Cruzeiro do Sul.

O tenente Adalio Ponte de Souza, que integra o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) desde 2009, ressaltou a importância do curso para o avanço tecnológico da segurança pública no Acre. “O Estado do Acre entra nessa fase tecnológica das operações aéreas, adquirindo aeronaves que servirão para monitoramento de fronteiras, buscas, georreferenciamento e apoio direto às polícias e aos bombeiros. É uma responsabilidade grande, pois envolve segurança, planejamento e execução de operações complexas,” afirmou.

Adalio Ponte participante da segunda turma de operadoes. Foto: Cedida

Com uma vasta experiência em capacitações, incluindo cursos de mecânica de aeronaves e combate aéreo, o tenente se prepara agora para atuar em uma nova frente, que é o uso de aeronaves não tripuladas. “Estamos na fase inicial, com muito conteúdo técnico e teórico. Depois, colocaremos em prática o que estamos aprendendo. É uma formação complexa, mas muito proveitosa,” completou.

Harpia é uma ferramenta estratégica que ampliará a capacidade de monitoramento e resposta das forças de segurança. Foto: Secom

Pioneirismo

O pioneirismo da Sejusp no uso de aeronaves não tripuladas coloca o Acre na vanguarda nacional das operações de segurança pública.

Primeiro voo do drone Harpia. Foto: Secom

Além da capacitação, a Sejusp comemorou um marco histórico nesta semana, com o primeiro voo oficial do Drone Harpia, realizado na quinta-feira, 30. O equipamento de última geração foi adquirido no primeiro semestre deste ano por meio de um convênio. Esses avanços reforçam o pioneirismo da Sejusp em unir tecnologia, capacitação e inteligência policial para aprimorar o combate à criminalidade. O uso de dados, imagens aéreas e sistemas integrados de monitoramento tem permitido uma resposta mais rápida e eficaz das forças de segurança, além de fortalecer o trabalho conjunto entre Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça aceita denúncia e transforma em réus acusados pela morte de Moisés Alencastro

Kevin Souza

Polícia Civil realiza atendimentos de emissão da Carteira de Identidade Nacional durante o programa “Juntos pelo Acre”

Raimundo Souza

Deolane Bezerra passa a noite na cadeia. O que vai acontecer com ela?

Raimundo Souza

Polícia prende 10 integrantes do Comando Vermelho em nova fase da Operação Desmonte

Kevin Souza

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Tarauacá, um por violência doméstica e outro por regressão de regime

Redacao

Polícia Civil identifica dois corpos em avançado estado de decomposição por meio de trabalho técnico especializado

Jamile Romano