27.3 C
Rio Branco
sábado, 31 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreEsportesGeral

Seplan e Sead iniciam segunda turma do curso de elaboração de planos estratégicos setoriais

Publicado em 13/10/2025


A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) iniciou nesta segunda-feira, 13, a segunda turma do curso de Elaboração dos Planejamentos Estratégicos Setoriais (PES). A capacitação é realizada em parceria com o Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap) da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e ocorre no auditório do Centro de Atenção à Saúde do Servidor (Cass) em Rio Branco, até a sexta-feira, 17.

A abertura do curso contou com a presença de diversas autoridades dos órgãos envolvidos. Foto: Ascom/Seplan

A turma conta com aproximadamente 40 servidores dos seguintes órgãos: Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE/AC), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater/AC), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), e Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

A formação se estende até a sexta-feira. Foto: Ascom/Seplan

Com carga horária aproximada de 100 horas, o foco da formação é fortalecer a cultura de planejamento dentro da administração pública acreana. O curso inclui etapas teóricas, práticas e de mentoria, resultando na construção coletiva de um plano estratégico setorial alinhado ao Plano Plurianual (PPA), ao Plano Estratégico de Governo e à Agenda Acre 10 Anos.

De acordo com a diretora de Planejamento Estratégico e Governança (Dirpla), Regiane Cristina de Oliveira, o curso busca consolidar o planejamento como instrumento essencial para a execução de políticas públicas mais eficientes. “Cada órgão participante vai elaborar o seu próprio planejamento de médio prazo, com metas e prioridades definidas de forma colaborativa. A ideia é que esse documento seja o guia das ações estratégicas de cada instituição pelos próximos quatro anos”, destacou.

Para a diretora Regiane Cristina de Oliveira, o produto final do curso garante que cada órgão tenha um guia estratégico alinhado às metas do governo. Foto: Ascom/Seplan

O secretário Estadual de Planejamento, Ricardo Brandão, destacou que o fortalecimento da cultura de planejamento é um compromisso central da gestão estadual. Segundo ele, o objetivo é garantir que todos os órgãos do governo elaborem e executem seus planos estratégicos de forma estruturada e alinhada às metas de desenvolvimento do Acre. “A preocupação do governo do Estado, do governador Gladson Camelí, é garantir que todos os órgãos possam ter seu planejamento estratégico bem estruturado para que trabalhem juntos, gerando emprego, renda e assegurando um desenvolvimento efetivo para o estado”, afirmou.

O secretário Ricardo Brandão ressaltou que a meta do governo é garantir que todos os órgãos estaduais tenham seus planejamentos estratégicos estruturados. Foto: Ascom/Seplan

O gestor ressaltou, ainda, a importância do grupo de órgãos que participa dessa segunda turma, formado por instituições com papéis essenciais para o crescimento econômico e a sustentabilidade fiscal do Acre. Ele lembrou que o Acreprevidência, a CGE, o Idaf, o Ieptec, a Emater e a Cageacre representam áreas estratégicas para o futuro do estado e que, com a conclusão dessa etapa, mais da metade dos órgãos estaduais acreanos já terão seus planejamentos concluídos, consolidando o Acre como referência em gestão pública na Amazônia.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em Feijó homem é condenado a mais de 80 anos de prisão por estupro de vulnerável

Marcio Nunes

Varejistas iniciam taxação de compras internacionais de até US$ 50

Raimundo Souza

Mais da metade da população do Acre vive em municípios com saneamento irregular

Kevin Souza

O Bloco “Vai Quem Quer” tradicional no carnaval de Rio Branco animará os foliões , hoje (02) no Bairro Tucumã

Raimundo Souza

Vereador Eber Machado anuncia greve de fome contra transferência do Centro Pop

Marcio Nunes

Idaf avança com novo ciclo do Programa de Vigilância Baseada em Risco para manter o Acre livre de febre aftosa sem vacinação

Jamile Romano