23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado oferece programação especial do Dia da Criança em espaços culturais de Rio Branco

Publicado em 11/10/2025

Em comemoração ao Dia da Criança, a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) preparou uma programação especial voltada ao lazer, à arte e à formação cidadã nos principais espaços culturais sob sua gestão. As atividades acontecem na Usina de Arte João Donato, no Espaço Cultural da Calma (Via Verde Shopping) e na Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos, reforçando o compromisso do governo do Acre em ampliar o acesso à cultura e incentivar a criatividade, a convivência e o desenvolvimento integral das crianças.

Na Usina de Arte João Donato, a Cia. Garatuja de Artes Cênicas, com apoio da FEM, apresenta neste sábado, 12, dois espetáculos voltados ao público infantil e familiar: “Um Conto de Fadas, Nem Tão Fadas Assim”, às 16h30, e “Cobra Grande”, às 18h.

Espetáculo da Cia. Garatuja de Artes Cênicas é neste domingo na Usina se Arte João Donato. Foto: cedida

Segundo a atriz Marina Luckner, o primeiro espetáculo é uma releitura bem-humorada dos contos clássicos, com mensagens sobre cidadania e valores.

“A peça fala da importância da leitura, do estudo e aborda temas como a corrupção de forma leve e educativa. Queremos transmitir lições de vida especialmente para as crianças”, afirmou.

Já “Cobra Grande” mergulha no universo do folclore amazônico, utilizando bonecos e elementos visuais para valorizar a cultura regional e a preservação ambiental.

“É uma história cheia de imaginação e identidade amazônica. Esperamos casa cheia neste domingo, para um dia de diversão e aprendizado”, destacou Marina.

Identidade amazônica é representada na peça “Cobra Grande”, que usa bonecos para valorizar a cultura local. Foto: cedida

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 15 (meia), com combo promocional para quem desejar assistir às duas apresentações. Reservas podem ser feitas pelo telefone (68) 99209-9269.

No Espaço Cultural da Calma, as comemorações se encerram nesta sexta-feira, 11, com a exposição do livro “Kaká e Sua Turma em: Planejando o Amanhã”, às 16h, acompanhada de uma apresentação com os bonecos dos personagens da história.

“Durante toda a Semana da Criança promovemos atividades de recreação, contação de histórias e acolhimento. Contamos ainda com o apoio dos alunos de Psicologia da Estácio, que ajudaram a tornar esse momento ainda mais especial”, destacou Eloilma Lima, coordenadora do espaço.

A Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos também participa da celebração com uma agenda dedicada ao universo das fábulas infantis. Durante todo o mês de outubro, o espaço recebe escolas e o público em geral com atividades que incentivam a leitura e o convívio familiar por meio da arte e da imaginação.

As contações de histórias acontecem às terças e quintas-feiras, às 10h e 15h, e as sessões de cinema infantil às sextas-feiras, sempre às 15h. Escolas interessadas podem agendar visitas com atividades personalizadas para os alunos.

Segundo o coordenador da biblioteca, Aluízio Alencar de Almeida, a proposta é fortalecer o papel da instituição como espaço de aprendizado, convivência e lazer.

“Queremos que as crianças e suas famílias vejam a biblioteca como um ambiente de descobertas, onde o conhecimento e a imaginação caminham juntos”, afirmou.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público, com a agenda sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da Biblioteca Pública e da FEM.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom assina decreto de emergência na estação de tratamento ETA 2

Marcio Nunes

Com aumento das chuvas, é necessário redobrar cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica

Jamile Romano

Braga Netto é 1º general 4 estrelas preso: saiba poder da patente

Raimundo Souza

STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal

Raimundo Souza

Clientes da Energisa podem parcelar fatura em até 36 vezes sem entrada na campanha “Negocia Energisa”

Marcio Nunes

Acre tem uma das maiores taxas de abandono vacinal infantil do país, aponta relatório

Jamile Romano