22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Deracre assina contrato para início dos estudos ambientais do Ramal do Juazeiro

Publicado em 05/10/2025

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), contratou a empresa especializada Geoprospec – Geologia e Projetos Ambientais S/S LTDA para a realização dos estudos ambientais do Ramal do Juazeiro, estrada que ligará Santa Rosa do Purus a Manoel Urbano. O contrato será assinado na segunda-feira, 6, possibilitando o imediato dos levantamentos técnicos.

Contrato para estudos ambientais do Ramal do Juazeiro será assinado, afirma Sula Ximenes; emenda é de Tanízio Sá. Foto: Ascom/Deracre

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, ressaltou a importância da etapa.
“Esse investimento garante que o Ramal do Juazeiro avance respeitando as normas ambientais e preservando os recursos naturais e culturais da região”, afirmou.

O traçado da estrada possui 199 km, dos quais 60 km já tiveram inventário florestal concluído. Os 139 km restantes passarão por levantamentos de campo, prospecção ambiental e estudos preliminares, que comporão o projeto inicial.

Os recursos para esta fase são provenientes de emenda parlamentar do deputado Tanízio Sá, destinados à elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima).

Além do acompanhamento do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Deracre também deverá apresentar documentação à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já que o traçado passa pela Floresta Nacional de Santa Rosa do Purus e próximo à Terra Indígena Kaxinawá Nova Olinda.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Camelí anuncia pacote de investimentos em Feijó com entregas em educação, infraestrutura, indústria e transporte

Raimundo Souza

Estudantes continuam pagando R$ 1,00 no transporte público, afirma RBTrans

Kevin Souza

Rio Branco é reconhecida com Nota A + no III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

Marcio Nunes

Petecão propõe debate sobre transição para energias limpas no transporte marítimo

Marcio Nunes

Primeira vez na história: Câmara de Sena Madureira será composta por três mulheres

Jamile Romano

Polícia Civil realiza atendimento domiciliar para emissão de documentos a pessoa com autismo grave no período noturno

Raimundo Souza