25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Em Cruzeiro do Sul, Rio Juruá baixa 18cm em 24 horas e ajuda humanitária mantém socorro a vítimas da inundação

Publicado em 12/03/2024

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, baixou 18 cm nas últimas 24 horas. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, responsável pela medição do manancial realizada pelo Estado na região, na sexta-feira, 8, o Juruá apresentou sinais de vazante, quando marcava 14,04 m. Em relação à medição das 6h desta terça-feira, 12, em que o manancial registrou 13,39 m; o decréscimo é de 65 cm

“Toda estrutura do governo do Estado na região, como pessoas, veículos e escolas, está se somando aos esforços da prefeitura local e da União para socorrer os ribeirinhos, que passam pelo momento difícil”, relata Jozadaque Ibernon, comandante do 4º Batalhão de Educação e Combate a Incêndio (4ºBEPCIF) do Corpo de Bombeiros Militar, em Cruzeiro do Sul.

Ibernon ressalta que, além da força-tarefa atuar na organização dos abrigos e na remoção das vítimas das áreas de risco, a unidade também concentra esforços em levar água potável aos ribeirinhos que permaneceram nas áreas alagadiças.“Ainda existem muitas casas com água no quintal, o que deixou as famílias dessas residências sem o fornecimento de água potável, pois a maioria dos poços que distribuem água para a região estão submersos ou sem energia elétrica. As equipes do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Defesa Civil Municipal, estão todos os dias levando água limpa para essas famílias, com o objetivo de mitigar o sofrimento e os transtornos causados pela inundação”, explica o comandante.

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio do programa Juntos pelo Acre, realiza a distribuição de donativos nas áreas onde houver ribeirinhos necessitados. Até o momento, foram entregues 41 cestas básicas e 500 litros de água potável.

“A campanha Juntos pelo Acre ajuda os acreanos a passar pelo momento de crise com mais dignidade, entregando a eles itens indispensáveis para a sobrevivência. Nossas ações continuam até que se faça necessário e iremos à região onde for solicitada ajuda”, reitera Caren Carvalho, chefe da SEASDH no Juruá.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre trabalha em melhorias nos Ramais Bengala e Progresso em Acrelândia

Redacao

MPAC participa de Projeto Cidadão voltado para a população em situação de rua

Jamile Romano

Rio Acre segue com nível estável em Rio Branco, segundo Defesa Civil

Kevin Souza

Educação do Acre realiza manutenção na escola indígena Kamanawa, em Tarauacá

Marcio Nunes

Antônia Lúcia vai à Câmara atrás de vereadora apontada como amante de Silas: “Cadê a vagabunda?”

Kevin Souza

Secretaria de Educaçação realiza dia D do Simula Enem na Escola Tancredo Neves

Marcio Nunes