23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Publicado em 10/03/2024

O Ministério da Saúde anunciou esta semana a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de um teste para detecção de HPV em mulheres classificado pela própria pasta como inovador. A tecnologia utiliza testagem molecular para a detecção do vírus e o rastreamento do câncer do colo do útero. Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o ginecologista Júlio César Teixeira conduz, há quase sete anos, um programa de rastreamento de HPV que utiliza o teste agora será disponibilizado na rede pública.

Em entrevista à Agência Brasil, o médico confirmou o caráter inovador do teste e explicou que a proposta é que ele passe a substituir o exame popularmente conhecido como Papanicolau.

Ainda de acordo com o ginecologista, a tecnologia permite que a testagem seja feita apenas de cinco em cinco anos, enquanto o rastreio do HPV pelo Papanicolau deve ser realizado a cada três anos.

Teixeira também detalhou a relação da infecção por HPV com alguns tipos de câncer que vão além do câncer de colo de útero, como o de boca, na vulva, no pênis e no canal anal. Para o especialista, a testagem do HPV, somada à vacinação precoce em adolescentes com até 15 anos, pode mudar o cenário de saúde pública no país.

Atualmente, 16 mulheres morrem por câncer de colo de útero no Brasil – uma a cada 82 minutos, com idade média de 45 anos. “Isso poderia ser evitado. Esse é o nosso foco”.

(Agência de Notícias do Acre)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre finaliza obras de melhoramento no Ramal Ferdico, em Cruzeiro do Sul

Redacao

Confira o que funciona e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador no Acre

Jamile Romano

União cede imóvel para Colônia de Pescadores de Feijó e fortalece projeto ‘Pesca mais Feijó’

Kevin Souza

Artesanato acreano bate recorde de vendas na 24ª Fenearte

Marcio Nunes

Nicolau Júnior (PP) Prestigiou a 9ª edição do Costelaço da Maçonaria

Raimundo Souza

Polícia Civil elucida homicídio de homem desaparecido em Brasiléia, suspeitos usavam tornozeleira eletrônica

Redacao