23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Manifestantes ocupam ruas pelo país em atos contra Congresso, anistia e PEC da Blindagem

Publicado em 21/09/2025

Manifestantes em Brasília contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a golpistas Foto: Evaristo Sa/AFP

Protestos mobilizados pela esquerda e com presença de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Wagner Moura, ocorrem por todo o Brasil

Por Vinícius Valfré do (Estadão)

Manifestantes protestam contra PEC da blindagem e anistia em Brasília

Ato na capital federal teve cartazes contra o Congresso e críticas a Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Crédito: Vinícius Valfre e Bruno Nogueirão

BRASÍLIA – Artistas, políticos e movimentos sociais reúnem-se em protestos em várias cidades brasileiras neste domingo, 21. A pauta, que reúne apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o combate à chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara na última semana, e à tentativa de anistia a envolvidos em tentativa de golpe de Estado.

Em Brasília, a manifestação começou oficialmente às 10h e é marcada por críticas ao Congresso e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tido como um dos principais beneficiários da PEC da anistia. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) também é citado.

Os manifestantes carregam faixas com dizeres como “Congresso inimigo do povo”, “sem perdão para golpistas” e “sem anistia”. Um dos participantes do ato estimou, do caminhão de som, a presença de 30 mil pessoas. As forças de segurança pública ainda não lançaram estimativa de público.

Durante o ato, o ex-ministro José Dirceu (PT) fez críticas duras ao Poder Legislativo. “Para mudar esse País, temos que mudar o Congresso Nacional”, afirmou.

Protestos acontecem ao longo do dia em mais de 30 cidades pelo Brasil, mobilizados por movimentos ligados ao PT e ao PSOL, e contam com a presença de artistas como Wagner MouraDaniela MercuryDjongaCaetano VelosoChico BuarqueGilberto Gil e Djavan.

A expectativa é de que os maiores atos serão na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e em frente ao Masp, em São Paulo. Ambos ocorrem à tarde.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Eleições 2024: Horário de votação no Acre será das 6h às 15h

Raimundo Souza

Manutenção em adutora na BR-364 interrompe abastecimento em parte da cidade

Raimundo Souza

Nível do Rio Acre ultrapassa cota de alerta em Rio Branco após fortes chuvas

Raimundo Souza

Líderes europeus comemoram aprovação provisória de Acordo UE-Mercosul

Kevin Souza

Núcleo de Matemática oferta oficina de redação para os alunos da Escola Sebastião Pedrosa

Raimundo Souza

Rio Branco derrota o Borussia e garante vaga na semifinal do Estadual

Kevin Souza