23.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Manifestantes ocupam ruas pelo país em atos contra Congresso, anistia e PEC da Blindagem

Publicado em 21/09/2025

Manifestantes em Brasília contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a golpistas Foto: Evaristo Sa/AFP

Protestos mobilizados pela esquerda e com presença de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Wagner Moura, ocorrem por todo o Brasil

Por Vinícius Valfré do (Estadão)

Manifestantes protestam contra PEC da blindagem e anistia em Brasília

Ato na capital federal teve cartazes contra o Congresso e críticas a Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Crédito: Vinícius Valfre e Bruno Nogueirão

BRASÍLIA – Artistas, políticos e movimentos sociais reúnem-se em protestos em várias cidades brasileiras neste domingo, 21. A pauta, que reúne apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o combate à chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara na última semana, e à tentativa de anistia a envolvidos em tentativa de golpe de Estado.

Em Brasília, a manifestação começou oficialmente às 10h e é marcada por críticas ao Congresso e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tido como um dos principais beneficiários da PEC da anistia. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) também é citado.

Os manifestantes carregam faixas com dizeres como “Congresso inimigo do povo”, “sem perdão para golpistas” e “sem anistia”. Um dos participantes do ato estimou, do caminhão de som, a presença de 30 mil pessoas. As forças de segurança pública ainda não lançaram estimativa de público.

Durante o ato, o ex-ministro José Dirceu (PT) fez críticas duras ao Poder Legislativo. “Para mudar esse País, temos que mudar o Congresso Nacional”, afirmou.

Protestos acontecem ao longo do dia em mais de 30 cidades pelo Brasil, mobilizados por movimentos ligados ao PT e ao PSOL, e contam com a presença de artistas como Wagner MouraDaniela MercuryDjongaCaetano VelosoChico BuarqueGilberto Gil e Djavan.

A expectativa é de que os maiores atos serão na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e em frente ao Masp, em São Paulo. Ambos ocorrem à tarde.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Termina nesta quinta a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

Jamile Romano

Lula assina antecipação do 13º para aposentados e pensionistas do INSS

Jamile Romano

Governo do Acre destaca avanços e experiências no 19º Congresso Brasileiro de Transplantes

Raimundo Souza

Israel e Irã trocam ataques a instalações de combustíveis e contabilizam danos

Raimundo Souza

Concurso 2.915: Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões

Redacao

Deracre registra mais de mil voos em setembro e fortalece a aviação no Acre

Raimundo Souza