25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Alcolumbre assume papel de ‘algoz’ da oposição e surpreende até aliados de Lula

Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Foto: WILTON JUNIOR

Presidente do Senado foi firme na oposição à anistia ‘ampla, geral e irrestrita’, travou a PEC da Blindagem e fez críticas contundentes à atuação de Eduardo Bolsonaro

Por Iander Porcella do (Estadão)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), assumiu de vez o papel de “algoz” da oposição e tem surpreendido até aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com sua “inabalável” postura governista. Nas últimas semanas, o parlamentar foi firme no posicionamento contrário à anistia “ampla, geral e irrestrita” defendida pelo PL, travou a PEC da Blindagem encampada por bolsonaristas e fez críticas contundentes à atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

“Alcolumbre tem que defender o Congresso. Essa é a função principal dele”, reagiu o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em conversa com a Coluna do Estadão. Procurado, Alcolumbre não comentou.

Além disso, o presidente do Senado também decidiu manter seus indicados na Esplanada mesmo com o rompimento de seu partido, o União Brasil, com o Palácio do Planalto.

Integrantes do Planalto ouvidos pela Coluna dizem que a relação com o Congresso tem sido o inverso do previsto. No início do ano, os lulistas esperavam calmaria na Câmara com Hugo Motta (Republicanos-PB) e dificuldades no Senado com Alcolumbre. Agora, perderam a confiança no deputado e apostam todas as fichas no senador.

Governistas observam que o clima no Senado hoje é mais tranquilo até que na gestão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O antecessor de Alcolumbre chegou a devolver a Lula uma MP e deu andamento a uma PEC contra o STF.

 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Flávio Bolsonaro fica na mira de Moraes após prisão do pai, diz aliados do senador

Raimundo Souza

Redemocratização: há 40 anos, Sarney assumia a presidência do Brasil

Raimundo Souza

STF deve julgar casos sobre licença-maternidade em união estável homoafetiva, agenda verde e “perfilamento racial”

Jamile Romano

Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula

Raimundo Souza

Marcus Alexandre vai estabelecer parcerias com igrejas e instituições que fazem trabalhos sociais em Rio Branco

Raimundo Souza

Correios: Após prejuízos bilionários, presidente entrega carta de demissão

Raimundo Souza