23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre participa do 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteira

Publicado em 19/09/2025


O Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), participou do primeiro Congresso Internacional de Segurança de Fronteira (CISFAL), realizado nesta semana, em Cuiabá. As Assembleias Legislativas de Mato Grosso e Rondônia promoveram, em parceria, o evento que reuniu autoridades, especialistas e parlamentares para discutir estratégias de enfrentamento ao tráfico de drogas, armas e pessoas nas regiões de fronteira do Brasil.

Autoridades civis e militares se reuniram no 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteira, que trouxe ao debate estratégias e soluções conjuntas para combater o crime organizado nas fronteiras do Brasil. Foto: cedida

O evento surge como um marco no fortalecimento da integração entre os poderes legislativos estaduais e as forças de segurança, trazendo ao debate temas centrais como operações conjuntas, cooperação internacional e políticas públicas de proteção da sociedade.

Evento evidencia marco entre os poderes legislativos estaduais e as forças de segurança. Foto: cedida

Entre os presentes, destacou-se o coordenador do Grupo Especial de Fronteira do Acre (Gefron), Assis dos Santos, que palestrou sobre o trabalho desenvolvido pela unidade no combate aos crimes transfronteiriços e ressaltou a importância do congresso para consolidar novas frentes de cooperação e inteligência no enfrentamento ao crime organizado. “Estarmos aqui neste debate, fortalece nossas atuações tanto de planejamento, quanto de ações para o enfrentamento mais eficaz dos crimes realizados nas fronteiras dos nossos Estados”, disse.

Assis dos Santos explicou o trabalho desenvolvido pelo Gefron no Acre. Foto: cedida

A participação reforça o compromisso do estado em ampliar parcerias e fortalecer a integração entre as forças de segurança que atuam na região de fronteira, considerada estratégica no combate ao crime organizado na Amazônia.

Segundo os organizadores, o objetivo é que o Cisfal se torne referência anual no calendário da segurança pública, ampliando o diálogo entre Brasil e países vizinhos e buscando soluções inovadoras para garantir mais tranquilidade e segurança à população.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Consu da Ufac discute calendário acadêmico pós-greve

Marcio Nunes

Dr. Pedro Pascoal no Tribuna Livre

Kevin Souza

Idaf habilita novos agentes vacinadores contra brucelose em Capixaba

Raimundo Souza

Atualização do app GOV.BR facilita uso por pessoas com deficiência

Redacao

Segurança faz mais de mil atendimentos psicológicos para servidores da pasta

Raimundo Souza

Número de casais que se divorciaram no Acre aumenta em um ano; veja o ranking por município

Kevin Souza