25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Primeira Semana Cultural Andina inicia nesta sexta-feira no Lago do Amor

Publicado em 12/09/2025

Compartilhar experiências e promover um intercâmbio de culturas é o objetivo da Semana Cultural Andina, realizada pela primeira vez na capital acreana, Rio Branco. Organizada pelo governo estadual, o evento reúne representantes da Bolívia, Peru e do Acre, pelo lado brasileiro, nesta sexta-feira, 12, sábado, 13, e domingo, 14, das 17h às 22h, no Lago do Amor. Aberta ao público, a programação inclui apresentações musicais, comidas típicas e exposições de artesanato que destacam a diversidade cultural dos países que compartilham a tríplice fronteira.

O evento é realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com o apoio dos Consulados do Peru e da Bolívia, Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), e das Secretarias de Estado da Casa Civil (SECC), de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), de Comunicação (Secom), e de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

Semana Cultural Andina acontece de 12 a 14 de setembro, das 17h às 22h, no Lago do Amor. Foto: Secom

Marcelo Messias, secretário de Turismo e Empreendedorismo, explicou que este é o primeiro evento realizado a partir da criação de uma lei que fomenta o intercâmbio cultural entre os países. “Vamos estar aqui recebendo, na nossa capital, os nossos vizinhos da Bolívia e do Peru, onde eles estarão oferecendo a cultura, o artesanato e a comida. Nós teremos aqui também uma agência de viagem do Peru, que estará vendendo os pacotes turísticos para que os acreanos possam ir lá e conhecer. Então você está convidado a vir conhecer um pouco mais da cultura dos nossos vizinhos, aqui no Lago do Amor”.

Evento tem programação variada neste final de semana, em Rio Branco. Foto: divulgação

“É uma grande felicidade estar aqui, não só valorizando, mas também apresentando para a população acreana essa cultura tão rica e milenar. É um convite que fazemos para virem prestigiar este grande evento neste final de semana. Teremos a apresentação de danças culturais tanto bolivianas quanto peruanas e, também, teremos essa transversalidade de conhecermos a cultura, a gastronomia e o artesanato, que é tão rico”, enfatizou Patrícia Parente, diretora de Empreendedorismo da Sete.

Segundo o coordenador da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), Ítalo Medeiros, as populações que vivem nas regiões de fronteira compartilham de forma intensa costumes e tradições. Para ele, o evento permitirá observar essas semelhanças e compreender melhor os significados que elas carregam: “A cultura ajuda a diminuir distâncias e as expressões artísticas colaboram para a superação de barreiras.”

1ª Semana Cultural Andina

Criada pela Lei nº 4.425, em 2024, a Semana Cultural Andina foi proposta pelo deputado estadual Luiz Gonzaga, com o objetivo de promover a integração cultural entre o Peru, a Bolívia e o Acre, além de incentivar o intercâmbio artístico e estimular a realização de eventos. A expectativa é que a iniciativa se consolide no calendário oficial do estado, ampliando o alcance das manifestações artísticas e promovendo maior visibilidade às tradições compartilhadas na região fronteiriça.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC firma acordo com Instituto de Protestos de Títulos para efetivar cobrança de multas penais

Jamile Romano

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco nesta terça, 01

Jamile Romano

Homem acusado de estuprar a filha de 12 anos é preso no Acre

Jamile Romano

Na véspera do Carnaval da Família 2024, Saúde do Acre promove Pit Stop da “Prevenção Combinada”

Jamile Romano

Com incentivo do governo, duas novas indústrias serão instaladas em Rio Branco

Marcio Nunes

Trump conversa com Zelensky e promete negociação e fim da guerra

Raimundo Souza