26.4 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeralPolítica

Fux vota pela absolvição de ex-ministro da Defesa de Bolsonaro

Publicado em 11/09/2025

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira (foto), um dos réus do núcleo crucial da trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro.

O voto envolve a absolvição do general dos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. A pena poderia chegar a 30 anos de prisão.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável pela acusação, o general foi acusado de endossar críticas ao sistema eleitoral, instigar a tentativa de golpe e de apresentar uma versão do decreto golpista para pedir apoio aos comandantes das Forças Armadas.

No entendimento de Fux, não há provas de que o ex-ministro tenha participado de uma organização criminosa.

“O cotejo das acusações, com as provas acostadas nos autos, impõe a conclusão de que o réu Paulo Sergio não pode ser responsabilizado criminalmente pelo crime de organização criminosa”, afirmou.

Sobre a acusação de golpe de Estado em função da apresentação do decreto golpista, o ministro disse que a lei não prevê a punição de atos preparatórios com intensões golpistas.

“A denúncia não imputou a conduta de ter efetivamente convocado as Forças Armadas para permanecer de prontidão, de modo a prestar auxílio ao eventual golpe de Estado”, completou.

O ministro prossegue seu voto e analisa as condutas dos demais réus.

Quem são os réus

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

[AGÊNCIA BRASIL]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Telessaúde amplia cobertura de exames preventivos para militares do Corpo de Bombeiros

Redacao

Sehurb multa construtora em R$ 745 mil, rescinde contrato e proíbe empresa de contratar com o Estado por dois anos

Kevin Souza

No Florestão, Jorge Viana revive memórias e reafirma compromisso com o futebol acreano

Redacao

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer exame em hospital, mas pede atestado

Kevin Souza

Estudo aponta resposta fragmentada e instável do Acre durante a crise da Covid-19

Kevin Souza

Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados

Redacao