25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco e TJAC lançam Cidade e Justiça na Escola para alunos do 5º ano

A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), iniciou, nesta segunda-feira (25), as atividades da edição 2025 do Projeto Cidade e Justiça na Escola. O lançamento aconteceu na Escola Municipal Francisco de Paula Leite Oiticica, no bairro Bahia Nova, e contou com a presença de alunos do 5º ano, professores e autoridades locais.

O secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, ressaltou a relevância do projeto na formação cidadã das crianças, com o objetivo de sensibilizá-las sobre temas como democracia, direitos e deveres, além de explicar o funcionamento do Poder Judiciário.

“Este projeto é uma ferramenta fundamental para fortalecer a educação em nossa cidade, tornando nossos alunos mais conscientes dos seus direitos e deveres. A parceria com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público tem sido essencial para o sucesso dessa iniciativa”, disse.

O Projeto Cidade e Justiça na Escola leva conteúdos didáticos que ajudam os alunos a compreenderem o funcionamento da Justiça no Brasil, bem como seus direitos e responsabilidades como cidadãos. As atividades são conduzidas de maneira lúdica, com o uso de gibis que abordam os temas de forma acessível e envolvente.

“Através da cartilha e de uma abordagem lúdica, conseguimos ensinar aos alunos de forma divertida e educativa sobre os direitos e deveres de um cidadão. Ao final, promovemos uma competição de redação, e esperamos que este ano nossa turma conquiste o primeiro lugar, já que conquistamos o segundo lugar nos dois anos anteriores”, evidenciou a professora Ytala Rolim.

Os alunos também compartilharam suas experiências com o projeto.

A aluna Sofia Oliveira, de 10 anos, comentou sobre o impacto do projeto em sua vida.

“Eu achei muito legal aprender sobre a justiça. A palestra foi maravilhosa e eu gostei muito de ver todas as pessoas que vieram conversar conosco. Já amei o início do projeto e espero que continue assim”, pontuou.

Regina Ferrari, desembargadora e coordenadora da Infância e Juventude do TJAC, falou sobre a importância do projeto.

“O grande objetivo desse projeto é ensinar as crianças não só sobre os seus direitos, mas também sobre seus deveres enquanto cidadãos. Somente assim conseguiremos construir uma sociedade mais igualitária, fraterna e pacífica”, frisou.

Com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, o Projeto Cidade e Justiça na Escola reforça a importância da educação cidadã e leva aos alunos do 5º ano conhecimentos fundamentais sobre os valores de justiça, igualdade e respeito, essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.

O projeto continuará a ser desenvolvido nas escolas municipais, com a previsão de expandir o alcance a mais alunos e escolas no decorrer do ano.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Integração entre Sema e bombeiros coordena ações nas operações de fiscalização contra o fogo no interior do estado

Raimundo Souza

Pescador morre afogado na capital ao tentar soltar rede presa dentro do Rio Acre

Raimundo Souza

Sesacre reorganiza fluxo de atendimento na UPA Sobral e Pronto-Socorro para otimizar atendimentos

Raimundo Souza

Policial militar do Acre lança livros sobre Direito da Roma Antiga e faz homenagem a professores da Ufac

Raimundo Souza

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde

Marcio Nunes

Projeto Todos Contra o Aedes aegypti inicia segunda etapa com formação e Dia D de mobilização em Rio Branco

Marcio Nunes