24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ônibus Lilás da Semulher promove orientação psicológica, jurídica e social para comunidade rural de Brasileia

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu, na sexta-feira, 22, ação do Ônibus Lilás para a comunidade da Escola Santa Luzia, localizada no Seringal Guanabara, km 84, na zona rural de Brasileia.

Semulher leva serviços do Ônibus Lilás para comunidade da zona rural. Foto: Rebeca Martins/Semulher

Foram ofertadas orientações psicológicas, jurídicas e sociais, além da palestra Feminicídio Zero, roda de conversa e entrega de material informativo com abordagens educativas. As atividades ocorreram durante os jogos escolares da região. Na oportunidade, também participaram do evento, a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel) e a Secretaria Municipal de Educação de Brasileia, que proporcionaram momentos de lazer e fizeram entrega de materiais escolares.

Atividades contam com participação da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria Municipal de Educação de Brasileia. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A técnica da Semulher que atua em Rio Branco, Talita Thomaz, disse que essa é mais uma reafirmação do compromisso da pasta em chegar até as comunidades mais afastadas. “Essa conscientização é muito necessária e útil para todos”, disse.

Técnica da Semulher que atua em Rio Branco, Talita Thomaz, ressalta compromisso da pasta. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A ação acontece integra o Agosto Lilás, campanha anual de enfrentamento à violência em que a Semulher intensifica os serviços e amplia as agendas para alcançar mais pessoas nos 22 municípios do Acre.

A técnica do Centro de Referência da Mulher Brasileira do Alto Acre, Simaria Maia, ressaltou o apoio que o núcleo oferece aos municípios de Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri e Assis Brasil. “A equipe Semulher sempre está à disposição para atender as mulheres tanto da área urbana, quanto rural. Essa também é uma forma de divulgar nosso trabalho.”

Ação promove conscientização sobre Lei Maria da Penha e canais de denúncia. Foto: Rebeca Martins/Semulher

“Eu achei maravilhoso esse movimento aqui que teve na escola, juntando as escolas do km 84, foi de grande importância, achei muito importante a palestra também que teve, a participação das secretarias e também em relação à Secretaria da Mulher. Esse é o mês do Agosto Lilás, então isso nos ajudou muito, conscientizou. As mulheres que vivem sofrendo de violência vão saber a quem procurar. Gratidão e espero que retornem mais vezes a nossas comunidades”, relatou a professora Angela Maria Bento de Mesquita, uma das mulheres alcançadas pela atividade.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC e Idaf realizam operação de apreensão de carne clandestina em Rio Branco

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza lidera mega ação do Juntos Pelo Acre com serviços de saúde e cidadania no Santa Luzia

Raimundo Souza

Aleac aprova criação de novos cargos efetivos no Tribunal de Contas do Estado

Marcio Nunes

Morre Carlinhos Santiago, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco

Raimundo Souza

Governo convoca novos profissionais da Educação para assinatura de contratos

Raimundo Souza

Rio Branco sedia primeiro Encontro Intersetorial da Rede Nacional Primeira Infância no Acre

Marcio Nunes