25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Remoção de árvores em Rio Branco pela Semeia repercute nas redes sociais

A retirada de três árvores da espécie ficus em um cruzamento movimentado de Rio Branco gerou debate entre moradores e usuários das redes sociais. O corte ocorreu no último dia 28 de julho, na esquina da Avenida Nações Unidas com a Rua Quintino Bocaiúva, e foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), após solicitação de um estabelecimento comercial que apontou danos à calçada causados pelas raízes.

A discussão ganhou força nas redes sociais nesta terça-feira (19), após publicação do jornalista Altino Machado, que criticou a decisão e destacou o impacto ambiental da remoção. “Cada árvore derrubada representa a perda de um patrimônio ambiental insubstituível. É a cidade que se torna mais árida, mais cinzenta e menos humana”, escreveu.

Em resposta à repercussão, a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Agustini Stedille Bittar, explicou que a ação seguiu os critérios técnicos e a legislação vigente. Segundo ela, sempre que há remoção, é realizada a compensação ambiental: para cada árvore retirada, outras três são plantadas.

“Infelizmente é o que determina a legislação. Em todos os processos que envolvem remoção, realizamos a compensação ambiental. Muitas vezes, as árvores existentes são de espécies inadequadas para áreas urbanas. Quando não é possível replantar no mesmo local, a compensação é feita em outro ponto da cidade”, esclareceu.

A secretária também reforçou a importância da aprovação prévia de projetos de arborização para empreendimentos urbanos, como forma de evitar problemas futuros com calçadas, fiações e demais estruturas.

[KEVIN MORAIS]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisa Fecomércio-AC e Data Control: 54% dos rio-branquenses estão empregados formalmente; 27,2% seguem sem emprego

Jamile Romano

TJAC reforma sentença em caso de detento que morreu após ingerir grande quantidade de cocaína no cárcere

Jamile Romano

Antes de embarcar para posse de Trump, Michelle diz que Bolsonaro é perseguido

Raimundo Souza

Combate ao tráfico: Polícia Civil realiza operação de 48 horas na zona rural de Manoel Urbano

Jamile Romano

Mauro Cid pede ao STF extinção da pena e devolução de passaporte

Redacao

Entenda as origens do conflito entre Israel e Irã

Raimundo Souza