24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado efetua concessão de terrenos para instalação de indústrias em Rio Branco

Com a finalidade de promover o desenvolvimento e apoiar o fortalecimento da economia com iniciativas que facilitem o empreendedorismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), efetuou na terça-feira, 12, a concessão de três terrenos públicos para a instalação de indústrias em Rio Branco. A iniciativa compõe as atividades perenes feitas na Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai).

A assinatura das escrituras públicas de concessão do direito real de uso das propriedades do Estado beneficiou as seguintes empresas: Delta Alimentos, que atua com beneficiamento de castanha; Alves e Lima, que produz artefatos de concreto; e Plastforte Indústria de Plástico, especializada na fabricação de garrafões de água. Com isso, as empresas poderão construir as estruturas industriais necessárias para solidificar sua atuação no mercado.

Para ter acesso à concessão e demais incentivos da Copiai, as empresas devem estar regularmente constituídas no Acre e classificadas como indústrias. Além disso, é necessário apresentar projeto técnico ou plano de negócios, com a documentação de habilitação prevista, e protocolar o pedido de enquadramento à Copiai. A concessão ou doação de áreas industriais segue os parâmetros estabelecidos pelas leis nº 1.359/00 e nº 3.391/18, que estabelece regras para realizar a medida.

“Vivemos um momento estratégico para o Acre. Essas concessões representam um passo decisivo na atração de investimentos e na geração de emprego e renda. Ao garantir espaços adequados para a implantação de indústrias, criamos as condições estruturais para o fortalecimento da cadeia produtiva. É uma política de Estado que dá sustentabilidade ao crescimento econômico e impulsiona a competitividade das empresas”, destacou o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.

Sócio-administrador da Plastforte, Ailton da Silva afirmou que a concessão é o primeiro passo para concretizar o sonho de erguer uma fábrica de porte industrial, ampliação estrutural que aumentará a produção da empresa. “Muito feliz com essa assinatura, é um novo começo para a nossa empresa fazer mais e melhor. O apoio do governo é essencial para a gente prosperar; agora temos o local necessário e ideal. Agradeço demais a toda equipe da Seict e Copiai”, disse.

Diretor de Indústria da Seict, Albert Azenha avaliou os esforços contínuos da pasta para promover o ambiente de negócios em todo o Acre. “São empresas genuinamente acreanas que nasceram e geram riqueza aqui, por isso é essencial apoiar iniciativas como essas. A gente só tem a comemorar a implantação de novas plantas industriais, com mais emprego para a nossa população, a partir do trabalho da secretaria como um todo e da Copiai. Feliz com esse avanço”, observou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre publica novos editais do concurso da Educação com decisões judiciais de suspensão e convocação

Kevin Souza

TV Rio Branco e ContilNet preparam a maior cobertura ao vivo do Carnaval 2025

Jamile Romano

Governo do Acre inicia fechamento gradual do Hosmac e avança em novo modelo de atenção à saúde mental

Kevin Souza

Governo Lula tem um grande problema nas mãos para revitalizar Correios depois de “enterrar” ideia de privatização

Raimundo Souza

Governo do Acre estimula expansão de pequenos negócios que impactam diretamente na geração de emprego e renda

Raimundo Souza

Com aquisição de novo espaço, Prefeitura de Rio Branco amplia capacidade de acolhimento a migrantes

Marcio Nunes