27.3 C
Rio Branco
domingo, 28 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Esportes

Vice-governadora Mailza prestigia abertura do Campeonato Brasileiro de Taekwondo Regional Norte e reafirma compromisso com o esporte

Publicado em 09/08/2025

Vice-governadora destacou importância do esporte na formação dos cidadãos durante abertura do campeonato. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O Acre sedia, neste fim de semana, um dos maiores eventos esportivos do país, o Campeonato Brasileiro de Taekwondo – Regional Norte, realizado neste sábado, 9, e domingo, 10, no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco. A competição reúne 400 atletas dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, nas categorias mirim ao máster, além da modalidade poomsae, que simula movimentos de luta.

A abertura oficial contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis, que reforçou o compromisso da gestão estadual com o incentivo às práticas esportivas. “O esporte transforma vidas, protege, traz equilíbrio e contribui para a educação, saúde e segurança. Investir no esporte é investir em pessoas, em cidadãos melhores. Parabéns a todos os atletas e organizadores. O governo está ao lado de vocês para continuar fomentando iniciativas como esta”, destacou.

Promovido pela Liga Nacional e Liga Acreana de Taekwondo, com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) e de patrocinadores locais, o evento vale como seletiva para a Copa América e para o Campeonato Mundial, ambos previstos para outubro deste ano.

O deputado estadual Pedro Longo, apoiador da competição, ressaltou o impacto social da modalidade. “Cada centavo investido no esporte é um investimento na segurança e na formação de uma sociedade mais saudável e disciplinada. O Acre já mostrou que pode se destacar, mesmo sendo um estado pequeno em população, e isso é motivo de orgulho”, disse.

Competição recebe atletas de estados da região Norte. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O presidente da Liga Acreana de Taekwondo, mestre Levy Azevedo, falou da importância do momento para o estado. “É a primeira vez que realizamos esse evento em Rio Branco e temos a satisfação de sediar uma etapa tão importante. Além do título brasileiro, nossos atletas têm a chance de garantir vaga no Mundial e na Copa América”, afirmou.

A competição conta com 200 lutas e 100 atletas no poomsae. As disputas vão do nível mirim (5 a 7 anos) até o adulto (18 a 30 anos) e máster, com premiação para os quatro primeiros colocados de cada categoria e troféus para as seis melhores equipes.

Deputado Pedro Longo, presidente da Liga Marcio Levy, vice-governadora Mailza Assis e deputado Adailton Cruz. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Além da vice-governadora e do deputado Pedro Longo, também participaram da abertura o deputado estadual Adailton Cruz, autoridades esportivas e mestres de diversas delegações, que vieram de estados vizinhos, reforçando a integração regional por meio do esporte.

Delegações de outros estados também ressaltaram o valor da competição para a integração regional.

Evento foi realizado no Ginásio Álvaro Dantas. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O mestre Reginaldo, de Manaus, conta que não foi fácil participar da competição e que trouxe 52 participantes para o evento. “Não olhamos para as dificuldades, mas para a oportunidade. É um feito histórico para nossa equipe, que agora pode mostrar a força do Amazonas no Norte do país,” afirmou.

De Rondônia, o mestre Streit, que liderou a delegação campeã da edição anterior, reforçou o espírito esportivo da competição. “Tudo o que fazemos na Liga Nacional é comunhão, amizade e respeito. Viemos com 15 atletas determinados a representar bem nosso estado,” disse.

Mailza parabenizou os atletas e reforçou compromisso com a modalidade. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Já o mestre Chiquinho, de Roraima, destacou o esforço para participar da competição. Segundo ele, a equipe saiu do estado na terça-feira para conseguir chegar ao Acre na quinta. “Saímos do nosso município na terça-feira para chegar aqui. É uma honra fazer esse sacrifício em nome dos nossos atletas e viver essa troca tão importante para o crescimento da modalidade,” avaliou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Copa América: Brasil pega Colômbia invicta desde 2022

Jamile Romano

Com apoio do governo, atletas do Acre participam de torneio em Rolim de Moura

Raimundo Souza

Acre ganha terceira vaga na Copa do Brasil e estreia calendário 2026 em janeiro

Kevin Souza

Receita Federal obriga Palmeiras a mudar regra de acordo com a Crefisa

Jamile Romano

Neymar retorna ao Al-Hilal após quatro meses para dar continuidade à recuperação

Jamile Romano

Condenado por estupro, Robinho deve ser julgado pelo STJ em 2024

Marcio Nunes