26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Branco decreta situação de emergência devido à seca do Rio Acre

Publicado em 06/08/2025

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), assinou nesta quarta-feira (6) o decreto que declara situação de emergência em razão da severa seca que atinge o Rio Acre — principal fonte de abastecimento da capital. A medida, que deve ser publicada ainda hoje no Diário Oficial do Estado, garante respaldo jurídico e administrativo para intensificar as ações da Defesa Civil e de outros órgãos na resposta à crise hídrica.

Durante coletiva de imprensa, Bocalom explicou que o decreto é uma forma de viabilizar ações mais eficazes para minimizar os impactos da estiagem. “Nosso rio está bem abaixo do nível normal para esta época do ano, mas estamos felizes com a qualidade do ar, que continua boa. Isso é resultado do trabalho de conscientização que temos feito com a população. Não estamos punindo, e sim educando. Fizemos reuniões com grandes proprietários de áreas urbanas para que mantenham seus terrenos limpos e evitem queimadas. Aos poucos, estamos avançando”, destacou.

Apesar do período seco, o prefeito ressaltou que Rio Branco tem conseguido manter níveis satisfatórios de qualidade do ar, diferente de outras capitais brasileiras afetadas por queimadas. Segundo ele, esse cenário é fruto da colaboração entre a população, os órgãos públicos e a Secretaria de Cuidados com a Cidade, que tem atuado na limpeza urbana e na coleta programada de resíduos nos fundos dos quintais.

“Enquanto cuidamos do ar, cuidamos também da saúde das pessoas. Nosso compromisso é com a educação e não com a punição, como sempre foi feito aqui em Rio Branco”, finalizou Bocalom.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Novo quartel da Polícia Militar em Marechal Thaumaturgo promete transformar segurança pública na região

Raimundo Souza

STF pode chancelar golpe em trabalhadores em julgamento que poucos comentam

Raimundo Souza

Após 50 dias de buscas, polícia federal prende acreanos fugitivos de Mossoró

Jamile Romano

Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Raimundo Souza

Estado convoca candidatos em processos seletivos da Educação

Jamile Romano

Com Bolsonaro sob risco, defesa tem até as 20h34 para explicar “plano de fuga” a Moraes

Kevin Souza