O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), assinou nesta quarta-feira (6) o decreto que declara situação de emergência em razão da severa seca que atinge o Rio Acre — principal fonte de abastecimento da capital. A medida, que deve ser publicada ainda hoje no Diário Oficial do Estado, garante respaldo jurídico e administrativo para intensificar as ações da Defesa Civil e de outros órgãos na resposta à crise hídrica.
Durante coletiva de imprensa, Bocalom explicou que o decreto é uma forma de viabilizar ações mais eficazes para minimizar os impactos da estiagem. “Nosso rio está bem abaixo do nível normal para esta época do ano, mas estamos felizes com a qualidade do ar, que continua boa. Isso é resultado do trabalho de conscientização que temos feito com a população. Não estamos punindo, e sim educando. Fizemos reuniões com grandes proprietários de áreas urbanas para que mantenham seus terrenos limpos e evitem queimadas. Aos poucos, estamos avançando”, destacou.
Apesar do período seco, o prefeito ressaltou que Rio Branco tem conseguido manter níveis satisfatórios de qualidade do ar, diferente de outras capitais brasileiras afetadas por queimadas. Segundo ele, esse cenário é fruto da colaboração entre a população, os órgãos públicos e a Secretaria de Cuidados com a Cidade, que tem atuado na limpeza urbana e na coleta programada de resíduos nos fundos dos quintais.
“Enquanto cuidamos do ar, cuidamos também da saúde das pessoas. Nosso compromisso é com a educação e não com a punição, como sempre foi feito aqui em Rio Branco”, finalizou Bocalom.

