O Campeonato Brasileiro de Taekwondo – Regional Norte está confirmado para ser disputado entre este sábado (9) e domingo (10), no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, com atletas do Amazonas, Roraima, Rondônia e do estado anfitrião.
De acordo com o presidente da Liga Acreana de Taekwondo, mestre Levy Azevedo, 200 lutas estão programadas da categoria mirim ao adulto, e 100 atletas vão competir no poomsae – modalidade que simula movimentos da luta.
Categorias – por idade
- Mirim – 5 a 7 anos
- Infantil – 8 a 11 anos
- Cadete – 12 a 14 anos
- Juvenil – 15 a 17 anos
- Adulto – 18 a 30 anos
– Para a gente é uma satisfação muito grande, uma responsabilidade grande, estar realizando um campeonato nessa proporção, com a quantidade de atletas. Sabemos que é muito difícil um atleta ser campeão brasileiro quando se luta lá fora. A Liga Nacional vem desenvolvendo essa metodologia e fatiou o Campeonato Brasileiro em cinco partes. Cada região agora realiza sua etapa – destaca o mestre Levy Azevedo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/K/7/oeBvJ2SqSQ6sRAZaKbmQ/levy2.png)
Levy Azevedo, mestre de taekwondo — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Segundo dirigente, além título brasileiro regional, atletas faixas coloridas concorrem às vagas para a Copa América e os taekwondistas faixa preta – do cadete ao adulto – disputam classificação para o Mundial da modalidade. Os atletas precisam estar quite a filiação as entidades locais.
– Todas as categorias serão competição no colete eletrônico, sistema icross. A gente vai ter duas quadras rodando, sem parar para as lutas correrem rápido. Vai ser um sucesso o evento – afirma o mestre Levy Azevedo.
Os quatro primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas, sendo dois bronzes para o terceiro e quarto colocados. Haverá também troféu por equipes do primeiro ao sexto lugar.
A competição está sendo promovida pela Liga Nacional e Liga Acreana de Taekwondo, com apoio do Governo do Acre e outros patrocinadores.

