23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre unifica cargos de agente e escrivão da Polícia Civil

Publicado em 02/08/2025

O governador Gladson Camelí tornou pública, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a unificação dos cargos de agente de polícia e escrivão de polícia, ambos vinculados à Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e formalizada por meio de modificação na Lei Complementar nº 129, de 22 de janeiro de 2004, que institui a Lei Orgânica da Polícia Civil e o Estatuto dos Policiais Civis do Estado.

A publicação no DOE marca um avanço importante para a categoria, que há anos pleiteava a unificação como forma de modernizar a estrutura organizacional, otimizar recursos humanos e ampliar a eficiência nas atividades investigativas e administrativas da instituição.

A medida, segundo o governador Gladson Camelí, representa um avanço na valorização profissional e na eficiência do serviço prestado à população. “Com a unificação dos cargos de escrivão e agente da Polícia Civil do Acre, estamos dando um passo importante para valorizar os nossos profissionais da Segurança Pública, garantindo mais eficiência, igualdade e reconhecimento ao trabalho desempenhado por esses servidores”, disse.

Para o delegado-geral de Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, a decisão do governo representa um marco na valorização da categoria e no fortalecimento da segurança pública no estado.

“A unificação dos cargos é uma vitória da categoria e um avanço institucional significativo. O governo do Estado, na gestão do governador Gladson Camelí, demonstra respeito e compromisso com os profissionais da Segurança Pública, ao atender essa demanda histórica que vai ao encontro da modernização da nossa Polícia Civil. Essa medida permitirá maior flexibilidade na atuação dos policiais, além de contribuir diretamente para o aprimoramento do atendimento à população acreana”, enfatizou Maciel.

A unificação dos cargos vai permitir que os profissionais tenham atribuições mais amplas e integradas, adaptando-se aos novos desafios do trabalho policial e reduzindo a sobrecarga em determinadas funções.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mortes violentas intencionais no Acre caem 15% no primeiro semestre de 2024

Jamile Romano

O governador Gladson Cameli presenteia o prefeito Tião Bocalom e sua noiva Kellen antes do casamento

Raimundo Souza

Governo realiza cirurgia com prótese de cerâmica e contribui para a qualidade de vida de jovens acreanos

Raimundo Souza

Com mais de 11 mil votantes, Sinteac realiza eleição estadual nesta sexta-feira; duas chapas lideradas por mulheres disputam presidência

Jamile Romano

Energisa alerta para cuidados que devem ser tomados em dias com descargas atmosféricas

Jamile Romano

Estado entrega obra de adequação e reforma do prédio de Nefrologia da Fundhacre

Jamile Romano