23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Obras do Complexo Viário da Avenida Ceará entram em nova fase com escavações e interdição total de trecho da via

Publicado em 01/08/2025


O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e a Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), informam que na próxima terça-feira, 5, terá início, nas obras do Complexo Viário da Avenida Ceará, a fase de escavações para o rebaixamento da via, etapa necessária para a construção do futuro viaduto.

Com o avanço da obra estruturante, a partir das 6h da terça-feira haverá interdição total da Avenida Ceará, no trecho entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto.

Imagem aérea do cruzamento das Avenida Ceará e Getúlio Vargas, onde são efetuadas as obras de construção do futuro viaduto do Complexo Viário. Foto: Samuel Moura/Secom

De acordo com o gestor da Seop, Ítalo Lopes, trata-se de uma das mais relevantes intervenções de mobilidade urbana já realizadas na capital.

“É uma obra estratégica, determinada pelo governador Gladson Camelí, que tem investido fortemente em infraestrutura para transformar a mobilidade urbana de Rio Branco. O viaduto da Avenida Ceará vai eliminar gargalos históricos no trânsito e garantir mais segurança e fluidez para motoristas e pedestres todos os dias”, destaca.

Interdição será entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto. Render: Marcos Haluen/Seop

Para apresentar os detalhes da nova etapa da obra e as medidas de mobilidade urbana, o Estado e o Município convidam a imprensa para uma coletiva às 11h da segunda-feira, 4, na sede da Secretaria de Estado de Governo (Segov), localizada na Avenida Ceará, nº 1624.

A Seop e a RBTrans definiram rotas temporárias para as linhas de transporte público. Veículos particulares também terão trajetos alternativos durante o período de interdição. O acesso ao trecho interditado será restrito a moradores, trabalhadores e clientes de estabelecimentos comerciais, que continuarão funcionando normalmente. Todas as medidas serão detalhadas durante a coletiva.

Investimentos

O Complexo Viário é fruto de convênio entre o governo do Acre, por meio da Seop, e o governo federal, via Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Complexo Viário visa criar melhores condições de mobilidade urbana no centro de Rio Branco. Ilustração: Marcos Haluen/Seop

O investimento total supera R$ 30 milhões, sendo mais de R$ 17 milhões provenientes de emenda parlamentar e o restante como contrapartida do Estado.

 

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo oferta oficina em prática em colheita e pós-colheita dos cafés robustas amazônicos em municípios do Vale do Juruá e Alto Acre

Raimundo Souza

Tribunal de Justiça cassa determinação do TCE e rodeio está mantido na Expoacre 2025; confira

Marcio Nunes

Alunos acreanos recebem medalhas da 4ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Jamile Romano

Pai do senador Alan Rick morre aos 81 anos em Portugal

Jamile Romano

Evento sobre impactos da Reforma Tributária reúne Estado e Sistema Comércio com empresários em Rio Branco

Jamile Romano

STF anula provas da Operação Ptolomeu contra Gladson Cameli; governador diz que ‘justiça foi feita’

Raimundo Souza