24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ciclo de Palestras Mel do Acre reúne produtores de todas as regionais do estado na Expoacre


Com o objetivo de capacitar produtores e incentivar a cadeia produtiva do mel no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), realizou na manhã desta quarta-feira, 30, o ciclo de palestras Mel do Acre, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.

O Programa REM/KfW e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) são parceiros do governo no evento. A ação faz parte das programações de capacitação oferecidas pela Seagri durante a Expoacre e reúne mais de 150 participantes entre produtores de mel de todas as regionais do Acre, além de técnicos e especialistas na área.

Com palestras presenciais e online, o evento aborda o melhoramento genético das abelhas, sustentabilidade, Rota do Mel, abelhas nativas e casos de sucesso. O ciclo de palestras conta com ministrantes especialistas dos estados do Piauí e do Paraná.

De acordo com Zandra Pilar, coordenadora da Cadeia Produtiva do Mel na Seagri, o evento fortalece a produção local. “Essa é uma oportunidade para a gente estar interagindo, trocando experiências e fortalecendo a cadeia produtiva do mel no Acre”, declarou.

A coordenadora disse que o Estado, por meio do Programa REM/KfW, presta assistência necessária aos produtores de mel do Acre “fornecendo equipamentos, embalagens, materiais e insumos para o desenvolvimento de suas atividades”. “Possuímos uma certificação que atesta a procedência e a qualidade de nossos produtos. O mel do Acre já está disponível para a venda em estabelecimentos comerciais”, afirmou.

Um dos palestrantes do dia, o professor e engenheiro agrônomo, Laurielson Alencar, falou sobre a importância da valorização do produto para o mercado interno. “Nossa intenção é orientar os apicultores sobre a importância de uma boa embalagem, rótulo atrativo, a certificação do produto para fortalecer a comercialização interna do mel”, enfatizou.

O apicultor Bruno Flangini, de Rio Branco, atua há mais de 15 anos com produção de mel. Um dos pioneiros do Acre, ele já possui sua marca própria, o Acremel, e disse que vai aplicar o que aprendeu na sua produção.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre realiza nesta quarta-feira, 22, o 1º Encontro Trinacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Raimundo Souza

ENEM 2025: Acre Mobiliza Quase 29 Mil Candidatos no Primeiro Dia de Provas

Raimundo Souza

Semulher realiza ação de saúde e conscientização para mulheres travestis e transsexuais em situação de prostituição

Raimundo Souza

Estado paga terceira parcela do aumento a todos os servidores públicos em junho

Marcio Nunes

Primeiro dia do Juntos pelo Acre na Vila Verde democratiza o acesso à cidadania

Marcio Nunes

Quatro Uraps e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) reforçam o atendimentos de saúde durante Carnaval

Raimundo Souza