28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco fortalece parcerias para acelerar avanços no saneamento básico do Acre

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou nessa terça-feira (29), de uma reunião decisiva em Brasília, com dirigentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), acompanhado do Secretário de Planejamento do Governo do Acre, Ricardo Brandão.

A reunião teve o intuito de garantir apoio técnico e operacional para a elaboração e atualização dos planos municipais de saneamento básico, fazendo parte de uma estratégia para fortalecer a gestão do saneamento nos municípios acreanos, especialmente com foco na conformidade com o Novo Marco Legal do Saneamento, que exige avanços nos serviços essenciais.

“Estamos aqui em Brasília, buscando o apoio da Funasa para avançarmos na elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Com essa parceria, garantiremos a melhoria dos serviços essenciais de água, esgoto e resíduos sólidos em todo o Acre, cumprindo as metas de universalização até 2033. Sabemos que o desafio é grande, mas com união e diálogo, vamos transformar a realidade dos nossos municípios e garantir mais qualidade de vida para a nossa população”, evidenciou Tião Bocalom.

Durante o encontro, foi discutida a importância de uma parceria estratégica com a Funasa para viabilizar a melhoria dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos, fundamentais para a qualidade de vida da população.

O presidente da Funasa, Alexandre Motta, reafirmou o compromisso do governo federal com a Região Norte e a prioridade para o Acre, destacando que a Fundação planeja uma visita ao estado para compreender melhor os desafios enfrentados no setor.

“Nosso objetivo é estabelecer um diálogo mais próximo com o estado e trabalhar em conjunto para construir soluções definitivas para o saneamento na região”, afirmou Motta.

Com o respaldo da Funasa, o Acre avançará na elaboração dos planos municipais de saneamento, assegurando que todos os 21 municípios do interior do estado cumpram as metas de universalização do saneamento até 2033.

A parceria com a Funasa promete impulsionar a implementação de medidas para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das condições de vida nos municípios acreanos, com destaque para a ampliação e aprimoramento dos serviços de saneamento básico em todo o estado.

Além de Tião Bocalom e Ricardo Brandão, a reunião contou com a presença de José Bestene, presidente do Saneacre (Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre), Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco), Luís Almir, presidente da Ageac (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre), e Emerson Leão, diretor do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO).

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ieptec comemora sucesso da 1ª Oficina Natalina de Panetone

Marcio Nunes

Eduardo Velloso acompanha caso de Thomas, criança com glaucoma congênito, e articula tratamento em hospital de referência em SP

Marcio Nunes

Governador anuncia reforma de seis escolas em Senador Guiomard durante comemoração de 48 anos da cidade

Marcio Nunes

Acre fortalece sistema de saúde com investimentos históricos, valorização de servidores e expansão regional

Jamile Romano

9ª edição do tradicional Festival do Milho acontece em Porto Walter

Jamile Romano

Candidatos do concurso da Polícia Penal têm até sexta para entregar documentos da fase de investigação

Raimundo Souza