24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Conselho Federal de Medicina proíbe uso de anestesia para tatuagens estéticas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, nesta segunda-feira, 28 de julho, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 2.436/2025, que proíbe médicos de realizarem sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos com o objetivo de viabilizar a realização de tatuagens estéticas. A norma foi aprovada durante a 22ª Sessão Plenária Extraordinária do CFM, realizada em 10 de julho.
A vedação vale independentemente da extensão ou localização da tatuagem e tem como objetivo evitar o uso indevido de práticas médicas em procedimentos que não têm respaldo científico ou indicação clínica.
A resolução, no entanto, abre exceção para os casos em que a tatuagem possui indicação médica e finalidade reparadora — como em situações de reconstrução de aréola mamária, por exemplo —, desde que respaldada pela literatura médica.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo endurece regras para cursos de medicina mal avaliados a partir de 2026

Kevin Souza

PGR pede abertura de inquérito contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA

Marcio Nunes

Pesquisadora defende parceria internacional para regular redes sociais

Raimundo Souza

Na reta final das eleições, emendas Pix pagaram asfalto e shows

Raimundo Souza

Terra yanomami tem 363 mortes registradas no 1º ano do governo Lula e supera 2022

Jamile Romano

Com R$ 8,6 bi em uma semana, Lula bate recorde de pagamento de emendas

Raimundo Souza