25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Profissionais do Estado participam de formação nacional sobre Segurança Alimentar e SUAS

Com o objetivo de fortalecer a atuação da rede socioassistencial na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, servidoras da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) que atuam no departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da pasta, iniciaram, nesta sexta-feira, 18, mais uma etapa do curso voltado à Educação Alimentar e Nutricional (EAN), componente essencial das ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil.

Etapa do curso se desenvolveu de forma on-line. Foto: cedida.

A iniciativa integra o conjunto de atividades voltadas ao desenvolvimento de capacidades da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), incentivando a implementação de ações práticas e eficazes de educação alimentar e nutricional nos diferentes territórios.

O curso reforça o papel estratégico da rede SUAS na promoção e proteção da alimentação adequada e saudável, em consonância com os princípios e diretrizes estabelecidos no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilciany Vilaço, ressalta a relevância da formação. “Com essa capacitação, espera-se que os profissionais da rede ampliem sua atuação junto às famílias e comunidades, promovendo escolhas alimentares mais conscientes, saudáveis e alinhadas com os princípios da dignidade e da justiça social”, afirma.

Servidoras do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional participaram. Foto: cedida

Entre os temas abordados estão os fundamentos e conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional e de EAN, além de reflexões sobre o papel das políticas públicas na garantia da alimentação como um direito básico.

O conteúdo também inclui orientações práticas para o planejamento de ações educativas, com foco no respeito à cultura alimentar, à sustentabilidade e à promoção da autonomia dos indivíduos.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Torcedores chegam cedo à reinauguração da Arena da Floresta e apostam em placar elástico em Santa Cruz e Flamengo

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco estende por 90 dias estado de emergência em saúde devido ao avanço das arboviroses

Jamile Romano

Acre chega a mais de 500 novos doadores de medula óssea em 2024

Jamile Romano

Polícia Civil recupera veículo furtado mediante fraude e prende suspeito em Rio Branco

Redacao

Economia Solidária gera oportunidades e promove a culinária cruzeirense no Carnaval Magid Almeida

Raimundo Souza

Ifac divulga vagas para mulheres em curso de MEI na capital

Jamile Romano