21.7 C
Rio Branco
domingo, 7 de junho de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Profissionais do Estado participam de formação nacional sobre Segurança Alimentar e SUAS

Publicado em 19/07/2025

Com o objetivo de fortalecer a atuação da rede socioassistencial na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, servidoras da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) que atuam no departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da pasta, iniciaram, nesta sexta-feira, 18, mais uma etapa do curso voltado à Educação Alimentar e Nutricional (EAN), componente essencial das ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil.

Etapa do curso se desenvolveu de forma on-line. Foto: cedida.

A iniciativa integra o conjunto de atividades voltadas ao desenvolvimento de capacidades da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), incentivando a implementação de ações práticas e eficazes de educação alimentar e nutricional nos diferentes territórios.

O curso reforça o papel estratégico da rede SUAS na promoção e proteção da alimentação adequada e saudável, em consonância com os princípios e diretrizes estabelecidos no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilciany Vilaço, ressalta a relevância da formação. “Com essa capacitação, espera-se que os profissionais da rede ampliem sua atuação junto às famílias e comunidades, promovendo escolhas alimentares mais conscientes, saudáveis e alinhadas com os princípios da dignidade e da justiça social”, afirma.

Servidoras do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional participaram. Foto: cedida

Entre os temas abordados estão os fundamentos e conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional e de EAN, além de reflexões sobre o papel das políticas públicas na garantia da alimentação como um direito básico.

O conteúdo também inclui orientações práticas para o planejamento de ações educativas, com foco no respeito à cultura alimentar, à sustentabilidade e à promoção da autonomia dos indivíduos.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Câmara aprova empréstimo de 150 milhões para piso da enfermagem e recuperação de ruas de Rio Branco

Marcio Nunes

Prefeitura realiza ação para debater Outubro Rosa na Cras Rui Lino

Raimundo Souza

MPAC sedia evento da Federação das Religiões de Matriz Africana do Acre

Jamile Romano

Prefeitura assina ordem de serviço para a construção de creche com berçário no bairro Defesa Civil

Jamile Romano

Focando na ampliação do acesso à justiça, Epitaciolândia vai receber sede própria da Defensoria Pública do Estado

Marcio Nunes

MPAC investiga denúncias de maus-tratos e precariedade estrutural na Casa Abrigo Mãe da Mata