23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Atlas da Violência aponta salto nos homicídios ocultos no Acre

Publicado em 30/06/2025

O Acre registrou 12 homicídios ocultos em 2023, segundo dados do Atlas da Violência 2025, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Esse tipo de crime se refere a mortes violentas com causa indeterminada, mas que apresentam características típicas de assassinatos, como uso de arma de fogo e vítimas jovens, negras e do sexo masculino.

O número representa um salto de 300% em relação a 2022, quando foram registrados apenas 3 casos. Em 2021, não houve nenhum registro desse tipo no estado.

Apesar de o Acre figurar entre os estados com menor número absoluto, os 12 casos superam os registros de estados como Piauí, Espírito Santo, Tocantins, Sergipe, Amapá e Roraima.

Para identificar essas ocorrências, os pesquisadores aplicaram modelos estatísticos que analisam fatores como local da morte, arma utilizada e perfil da vítima.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após licença médica, vereadora Lene Petecão retorna a Câmara Municipal

Marcio Nunes

Inscrições e escolha de curso para o Sisu terminam nesta quinta

Jamile Romano

Governo do Acre e consórcio de municípios pactuam estudo de soluções integradas para resíduos sólidos, abastecimento e saneamento

Jamile Romano

Ex-oficial da PM é condenado a 8 anos de prisão por homicídio de adolescente no conjunto Canaã

Jamile Romano

A advogada que faleceu após ser atropelada é sepultada e a família clama por justiça

Raimundo Souza

Aos 80 anos, Difusora Acreana celebra trajetória de informação, entretenimento e trabalho social: ‘É o coração do nosso estado’

Raimundo Souza