35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

EUA vão monitorar redes de brasileiros que pedirem visto de estudante

Publicado em 25/06/2025

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado nesta quarta-feira (25) informando que procederá com a verificação dos perfis nas redes sociais de todos os solicitantes de vistos de estudante e intercâmbio.

“Para viabilizar essa verificação, todos os solicitantes de visto de estudante (F, M e J) deverão ajustar as configurações de privacidade de seus perfis de mídias sociais para o modo ‘público’”, afirmou a embaixada, em nota divulgada em seu site oficial.

O visto do tipo F é solicitado por quem pretende entrar no país para estudar em uma universidade ou escola. O visto do tipo M serve para estudantes de instituições vocacionais ou não acadêmicas. E o visto J é para estudantes de intercâmbio.

O governo norte-americano justificou com o argumento de que utiliza de “todas as informações disponíveis” para saber se os solicitantes de visto de entrada nos Estados Unidos representam ou não uma ameaça à segurança daquele país.

A nota divulgada nesta quarta-feira direciona ao público brasileiro uma medida anunciada há uma semana pelo Departamento de Estado dos EUA. Na ocasião, um telegrama desse órgão do governo de Donald Trump afirmou que os funcionários dos consulados serão obrigados a realizar uma “verificação abrangente e completa” de todos os candidatos a estudantes e participantes de intercâmbio para identificar aqueles que “têm atitudes hostis” em relação aos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundadores dos Estados Unidos.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petróleo, café e aeronaves: veja itens mais exportados pelo Brasil aos EUA

Jamile Romano

Horário eleitoral na TV e rádio começa nesta sexta-feira

Jamile Romano

Bebês reborns causam muita polêmica nas redes sociais e na vida real

Raimundo Souza

Governo adia divulgação de resultados do CNU, o “Enem dos Concursos”

Raimundo Souza

Relatório da CGU aponta benefício ilegal a ministro de Lula e desvio em obra da Codevasf

Jamile Romano

Nova onda de calor chega a vários estados e no DF nesta quinta-feira

Marcio Nunes